Realização foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, e do Instituto Saberes
A parceria entre a Prefeitura de Gravatá e o Instituto Saberes realizou mais dois cursos para mulheres do município.
Dessa vez, elas concluíram, na tarde da quarta (30), os cursos de design de sobrancelhas com especialização em henna e epilação egípcia e de flores artificiais com modelagem frisada e manual.
Isabele Silva, instrutora do Instituto Saberes, falou sobre um dos cursos. “Elas puderam aprender design de sobrancelhas com aplicação em henna e a técnica de depilação egípcia, que é a técnica de remoção de pêlos com linha. Achei ótimo e maravilhoso realizar esse curso. As alunas são super acolhedoras, as profissionais aqui da secretaria também. E eu quero vir mais vezes”.
Dayana Karla foi uma das participantes deste curso e ela falou o que a motivou. “Pensei muito no cuidado comigo mesma, a minha beleza. Sempre que eu quero aprender sobre estética, aí quando eu vi a oportunidade, eu vim logo. Hoje eu não quero trabalhar com isso, prefiro fazer a minha sobrancelha, da minha mãe, porque ela sempre pede pra fazer a dela, mas eu não sabia fazer certinho. Gostei muito, as pessoas aqui são muito acolhedoras, legais. Valeu a pena e se tiver outros, eu quero fazer”.
Everaldo Silva, coordenador do Instituto Saberes e instrutor do curso de flores artificiais, falou sobre mais essa parceria com a prefeitura. “Foram mulheres capacitadas na área de flores artificiais, onde aprenderam tanto a modelar as flores por meio dos frisadores, como também de forma manual. Todos os cortes, os moldes, e isso é importante porque traz empoderamento para as mulheres, geração de renda, entre outros. A gente fica feliz sempre com essa parceria”.
Rosilda Martins de Lira, dona de casa, foi uma das mulheres que fez o curso de modelagem de flores artificiais. “Essa é a minha primeira vez aqui e foi maravilhoso. Perdi muito tempo em não vir aqui antes. Estou me reconhecendo aqui em Gravatá. O professor foi maravilhoso, paciente, educado, respeitoso, tudo de bom. Eu sou daqui de Gravatá, mas morava em São Paulo e faz um ano que voltei. Aí conheci a Secretaria da Mulher através da minha irmã Renilda e aqui eu me reencontrei. Só gente maravilhosa. Meu objetivo com este curso foi para diversão, deixar os dedos sujos, desopilar. Só a gratidão a todo mundo da prefeitura, da secretaria, agradecida mesmo, de coração”.
Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, falou com satisfação sobre mais uma atividade pensando no bem-estar feminino. “Mais uma quantidade importante de mulheres participando. Tanto mulheres que já compõem os vários programas da secretaria, mas também outras mulheres, oriundas de outros espaços. Então, a gestão pública mais uma vez promovendo dois cursos importantes e com uma perspectiva também de empreender e o Instituto Saberes também nessa grande parceria com a gestão pública através da Secretaria da Mulher, o que só nos alegra, fechando aí, podemos dizer, o primeiro semestre de 2025, com muita alegria, com muita satisfação, porque dentre as várias atuações e ações realizadas, também encerrando com dois cursos que permitirão que as mulheres possam estar buscando ocupar cada vez mais o seu espaço”.
Ao final, as participantes dos dois cursos receberam certificado, onde constam o período de realização dos cursos, que começaram na segunda (28) e encerraram na quarta (30), com a carga horária total de 24h/aula.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)