Elas foram as modelos do anuário produzido pela Secretaria da Mulher de Gravatá e pelo Centro de Referência da Mulher por meio do programa que é voltado para a promoção de direitos de políticas públicas para gestantes
O calendário 2023, que foi especialmente produzido com fotos de 11 gestantes atendidas pelo programa Ciranda de Afeto em Gravatá, foi entregue às grávidas que participaram da ação e foi distribuído em instituições da cidade e nas repartições públicas do município pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra.
Como forma de promoção e empoderamento das grávidas, foi realizado um ensaio fotográfico no Hotel Portal de Gravatá, em outubro do ano passado. A atividade contou com a parceria de Alexandra (Portal Solar SPA), Filipe Vasconcelos (fotografia) e Thaís Lira (maquiagem).
O objetivo do Ciranda de Afeto é trabalhar com as gestantes no nosso município e a referida atuação se desenvolve através de parcerias. Em 2022, o trabalho foi desenvolvido juntamente com a Secretaria de Saúde, nas Unidades de Saúde dos Distritos Rurais e quatro Postos da Zona Urbana. O programa é estruturado em dez oficinas, sendo realizado um encontro por mês em cada Unidade de Saúde.
Para mais informações sobre o programa a pessoa deve procurar a Secretaria da Mulher, através do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, localizado na Rua Estevão Câmara, 241, Centro.
Ciranda de Afeto – O programa, que é voltado para a promoção de direitos de políticas públicas para as mulheres do município, teve início em abril de 2022 em Gravatá e no referido ano foram realizados 77 encontros nas Unidades de Saúde, contemplando aproximadamente 100 gestantes gravataenses. Tendo como finalidade a ampliação do Ciranda de Afeto em 2023, foi firmada mais uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e Juventude, onde as oficinas serão realizadas nos quatro CRAS, ampliando assim as beneficiárias inseridas e acompanhadas. Portanto, em 2023, o programa continua sendo executado nas Unidades de Saúde dos Distritos Rurais, iniciando também nos CRAS da cidade.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia – Secretaria da Mulher