Caminhada e tarde recreativa foi um verdadeiro sucesso e contou com apoio de instituições locais e secretarias da gestão municipal
No dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a cidade de Gravatá foi palco de um movimento emocionante que reuniu famílias e crianças com autismo na Praça Rodolfo de Moraes.
O evento, organizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação e Educação Inclusiva, em parceria com diversas entidades e profissionais da área, teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão e compreensão das pessoas com autismo. A jornada começou com uma caminhada simbólica até a Vila da Páscoa, onde uma tarde recreativa aguardava os participantes. As crianças puderam desfrutar de brinquedos, pipocas e algodão doce, enquanto os pais e familiares se envolviam em atividades educativas e trocas de experiências.
O clima de alegria e união era evidente, mostrando o quanto a comunidade estava engajada em proporcionar momentos de diversão e acolhimento para as crianças com autismo. O evento contou com a participação ativa de importantes parcerias como o CIG, SERC, Clínicas TEAmor e Conectar, a Psicopedagoga Ednilma Ferreira e a psicóloga Patrícia Dantas. O apoio das Secretarias de Assistência Social, Juventude e Saúde também foi fundamental para o sucesso da iniciativa, também do Conselho Tutelar e Guarda Civil Municipal.
O movimento não apenas proporcionou momentos de alegria e diversão para as crianças com autismo, mas também serviu como uma poderosa ferramenta de sensibilização e conscientização para toda a comunidade de Gravatá.
Estiveram presentes os vereadores Cabritinha e Nino da Gaiola.
Juliana Guedes, dona de casa, disse: “Essa causa serve para mostrar que tem um ser, um anjo azul, em casa precisando aparecer para o mundo. Agradeço a Prefeitura de Gravatá e a equipe gestora que proporcionou isso para nossas crianças. Eu agradeço a oportunidade”.
Amanda Monteiro, coordenadora da educação inclusiva, comentou que: “A gestão municipal se reúne em parceria com as clínicas da nossa Gravatá com alguns profissionais que atendem crianças com autismo para desenvolver essa tarde de recreação para as crianças em caminhada para dar visibilidade a causa da pessoa autista dentro da nossa cidade para que a sociedade entenda a necessidade que nós temos de ter uma sociedade inclusiva. A gestão municipal, as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência junto às instituições se unem nesse momento tão lindo”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)