Manhã enriquecedora sobre a Lei Federal 8.069/1990 é explanada e dialogada para educadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, equipe técnica do CRAS, professores e diretores das escolas locais
Nesta quinta-feira (03), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, através do Programa Criança Feliz, realizou um enriquecedor minicurso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei Federal 8.069/1990 com a participação ativa de educadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), professores e diretores das escolas locais.
O evento integra as atividades do mês da Primeira Infância e teve como propósito promover a discussão sobre a garantia de direitos e o diálogo entre os profissionais. Desta forma, ajudar a quem está na ponta da lança a atender as famílias, garantir a proteção e o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.
Com uma abordagem dinâmica e participativa, o momento foi marcado por trocas de experiências e debates sobre a efetivação dos direitos assegurados pela legislação vigente. A palestra ministrada pelo secretário executivo do COMDICA, Danilo Barbosa, proporcionou uma reflexão conjunta sobre a importância da articulação entre os diferentes atores sociais para o cumprimento efetivo do ECA.
Ao final do minicurso, os participantes receberam o certificado e expressaram satisfação com a iniciativa.
Para Luiza Bruna, visitadora do Programa Criança Feliz, é de extrema importância a gestão municipal promover e aprofundar os conhecimentos: “A gestão está sempre proporcionando minicursos e palestras que nos orientam, nos capacitam, para que cada vez mais possamos fazer nosso trabalho da melhor forma possível, é de extrema importância. Gravatá está sempre à frente e é uma das cidades que realmente incentiva e capacita os seus profissionais para estarem sempre, da melhor forma possível, atendendo as famílias”.
Erik Medeiros, supervisor do Programa Criança Feliz, reafirma o compromisso da gestão: “A preocupação da gestão em cuidar da criança é ter esse compromisso com elas e mobilizar toda a rede para esse mês para se voltar a esse tema. Nesse minicurso trabalhamos o Estatuto da Criança e do Adolescente com vários representantes da sociedade civil e também da nossa equipe para deixá-los informados e formados para atuarem nas casas juntamente com o Programa”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)