Evento aconteceu pelo segundo ano sob a batuta do prefeito Joselito Gomes, gestor que tem compromisso, acima de tudo, com as pessoas e que tem mobilizado trabalho conjunto de forças que garantem uma festa cada vez melhor
O compromisso do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, com as pessoas é percebido em todas as áreas de atuação do poder público municipal e as grandes festas, como o São João, estão entre elas, pois levam lazer para moradores e visitantes e movimentam a circulação econômica da cidade.
Joselito Gomes, na tarde da terça (11), no auditório da Secretaria de Educação, apresentou os números do balanço da festa nos principais polos de animação da cidade: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, Polo Sanfona – São João no Sítio e Mercado Cultural.
Não foi registrada nenhuma ocorrência de maior potencial ofensivo pela Polícia Civil de Pernambuco durante o ciclo junino de Gravatá.
Pela Polícia Militar de Pernambuco, foram registradas apenas cinco ocorrências, todas elas também de menor potencial ofensivo.
A Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, por meio da Guarda Municipal, registrou apenas uma ocorrência de menor potencial. Essas informações comprovam que Gravatá realiza um dos festejos juninos mais seguros do estado.
A Secretaria de Saúde de Gravatá registrou 105 atendimentos no posto de saúde do Pátio de Eventos; 20 atendimentos no posto de saúde do Mercado Cultural; 04 atendimentos na ambulância de apoio; 28 atendimentos pelo SAMU; e 02 atendimentos pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, houve presença de artistas locais em todos os polos e dias do ciclo junino; foram mais de 250 horas de apresentações de artistas locais; mais de 2 mil pessoas envolvidas entre cantores, músicos e grupos culturais; nos dez dias de maior fluxo de pessoas, estima-se que mais de 100 milhões de reais foram movimentados na cidade; mais de 5 mil empregos diretos e indiretos foram criados durante todo o ciclo junino; e mais de 500 negócios informais foram implementados no período.
Gravatá foi o município onde os visitantes passaram mais tempo de permanência, de acordo com a Empetur, com uma média de 4,2 dias, enquanto os municípios Arcoverde e Caruaru ficaram com 2,5 dias e a vizinha Bezerros e Petrolina conseguiram a permanência na rede hoteleira de 2,8 dias.
Simone Maria da Silva, empresária e presidente da ACIAG, falou sobre o sentimento que a gestão municipal imprime nos eventos na cidade. “Gravatá, por si só, graças a Deus, faz essa festa brilhar e com a chegada do prefeito Joselito Gomes e a gestão dele está diferenciada. A gente sente isso e sente esse amor que ele tem por tudo”.
Eduardo de Freitas, da MRC Produções, agradeceu a parceria com a prefeitura para a realização de um evento tão bem sucedido como foi o São João de Gravatá em 2023. “Eu, como empresário, saio muito satisfeito da parceria, porque esse tipo de atuação é embrionária aqui em Gravatá, estamos começando, mas foi um começo muito positivo. Já temos entendimento por parte da gestão do que é necessário, que mesmo tendo uma empresa à frente é preciso ter essa parceria, já conseguimos atrair alguns parceiros que serão de fundamental importância e a população vem correspondendo ano a ano. Esse é o segundo ano que tem esse formato público-privado e é satisfatório. Precisamos de um tempo para atingir os números ideais, mas posso dizer que diante de pouco tempo e tanta adversidade eu classifico como um sucesso, porque a estrutura desse ano foi melhor que a do ano passado, a gente montou uma grade que conseguiu contemplar todos os gostos e principalmente, que é um pedido da gestão, de todo dia prestigiar um artista local, dando espaço no palco principal no horário bom para que a cultura gravataense mostre seu espaço”.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, ressaltou os números positivos da festa. “Foi um evento muito positivo, superou todas as expectativas de nós idealizadores e foi uma união de forças, como a empresa que ganhou a licitação, a economia que se teve, as secretarias municipais, como SECTURCEL, Saúde, Comunicação, Educação, enfim, todos se uniram por um propósito que foi fazer um São João da grandiosidade do São João de Gravatá. Tivemos quase 97% de ocupação da rede hoteleira, mais de 100 milhões de reais circularam na cidade, aproximadamente cinco mil empregos diretos e indiretos foram criados, o comerciante triplicou o faturamento, feliz com a arrecadação”.
O prefeito Joselito Gomes disse: “posso dizer que foi um São João bem sucedido, um São João família, que foi celebrado e festejado com segurança e tranquilidade. Trazendo movimentação econômica para o município importante, inclusive o aumento na renda de muitas famílias através do trabalho direto e indireto, geração de renda. Estaremos sempre cuidando melhor para que tenhamos boas festas, fazendo sempre uma avaliação para poder melhorar, aperfeiçoar, porque nosso compromisso é com as pessoas”.
Secretários municipais e executivos, coordenadores e diretores de autarquias municipais, imprensa, empresários e o vereador Cabritinha estiveram presentes na coletiva do balanço do São João de Gravatá de 2023.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)