O professor Ivan Vilar deu dicas valiosas aos jovens que participam da Casa da Juventude para que eles possam aprender e até mesmo empreender
Nesta quinta-feira (25), os estudantes participantes da Colônia de Férias promovida pela Secretaria de Assistência Social e Juventude, por meio da Casa da Juventude, tiveram a oportunidade única de se aventurar na arte da culinária, mais especificamente na modalidade pizza. A iniciativa, realizada no Centro Profissionalizante, contou com a experiente orientação do professor Ivan Vilar.
A oficina não foi apenas um momento de diversão, mas também uma valiosa oportunidade de aprendizado. Desde dicas preciosas sobre a preparação da massa até os toques de finalização.
Além disso, a proposta visa proporcionar aos jovens uma perspectiva prática e inclusiva, permitindo que desenvolvam habilidades que vão além do universo culinário. A ideia de transformar esse conhecimento em uma fonte de renda financeira é uma possibilidade estimulante, destacando a importância de habilidades empreendedoras.
Emmili Vitória, estudante e participante da Casa da Juventude, opinou: “É muito bom porque é uma coisa nova que a gente aprende aqui, de certa forma está sendo um trabalho em equipe, além de aprendermos coisas novas. Estou achando muito bom pra mim essa experiência”.
Ivan Vilar, ministrou a oficina, explicou que: “Começamos com a dinâmica, trazendo o empoderamento, falando das dificuldades que vão ter no caminhar, mas que nunca desistem dos seus sonhos. Em seguida começamos a aula prática, eles aprenderam a fazer o tipo de massa, abrir a massa e fazer a montagem do disco de massa que finaliza a pizza”.
Josefa Silva, coordenadora da Casa da Juventude, comentou que: “Além da gente proporcionar o momento de socialização, a gente sabe que cozinhar é uma terapia, além de alimentar as pessoas, nos alimenta porque é um momento de conexão. Além de que essa oficina de culinária especificamente de pizza também acaba sendo um curso profissionalizante porque é algo que eles podem fazer para vender e conseguir uma renda extra, para muito a sua renda”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)