Pai Alexsandro, líder do Centro Espírita Ylê Oxum Opará, estará entre outros juremeiros pernambucanos no enredo da escola “Rei Malunguinho: Mensageiro de Três Mundos”
O Juremeiro de Gravatá, Pai Alexsandro, vai participar do desfile da Escola de Samba Unidos do Viradouro no Carnaval de 2025, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no próximo dia 02 de março.
O enredo da escola este ano será “Rei Malunguinho: Mensageiro de Três Mundos”, que vai celebrar os 190 anos da morte dessa importante figura histórica, que liderou um Quilombo na Mata do Catucá, em Abreu e Lima, e que hoje simboliza a resistência do povo negro e o culto à Jurema Sagrada no Brasil.
Além de Pai Alexsandro, que será o único gravataense representando a cidade, outros juremeiros pernambucanos também marcarão presença nesse momento histórico para a cultura afro-brasileira. Com isso, o carnavalesco da Viradouro, Tarcísio Zanon, quis enfatizar a relevância do tema e sua visibilidade para o público, visando impulsionar o turismo criativo, promovendo a cultura popular pernambucana em uma vitrine internacional.
O líder do Centro Espírita Ylê Oxum Opará, casa de culto ao Candomblé e à Jurema Sagrada, ingressou na religião em 2003 e mantém sua casa aberta desde 2010. O filho espiritual de Dona Vanda fala sobre o que espera dessa participação e sobre o apoio da gestão municipal. “As expectativas são as melhores possíveis, não só por representar a minha religião, mas por representar a minha cidade, Gravatá, o meu estado de Pernambuco, levar o nome da Jurema Sagrada e esse carinho e esse apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá. Eu quero agradecer ao Padre Joselito, toda a sua equipe que faz parte dessa administração e que vem apoiando a religião de candomblé, de jurema, de umbanda, a religião amerindígena, que é a Jurema Sagrada, e a religião afro-brasileira, que é o candomblé. A gente só tem a agradecer esse apoio, esse carinho, esse respeito pelo nosso trabalho”.
Pai Alexsandro disse ainda: “Esse convite da Viradouro foi uma surpresa. Eu fui indicado por Pai Preto da cidade de Moreno e recebi e abracei com muita alegria. O historiador João Monteiro, com parceria junto com a Viradouro, está levando os juremeiros de Pernambuco para desfilar em homenagem ao Rei Malunguinho, contando a história do marco de 190 anos de Malunguinho, que será completado em setembro. Inclusive Gravatá vai receber a romaria de Malunguinho que vai rodar todo estado de Pernambuco e eu serei uma das pessoas que vai organizar esse evento para nossa cidade. Só tenho a palavra gratidão e agradecer primeiramente a Deus e a Jurema Sagrada e a espiritualidade por cada oportunidade dada”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia Pai Alexsandro