Essa apresentação enriquecedora culturalmente acontece até este sábado (20) e tem total apoio da gestão do prefeito Joselito Gomes
Esta sexta-feira (19), é o penúltimo dia da 15ª Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco, evento realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Diante de uma grade de programação rica em conhecimentos e troca de experiências, a palestra de hoje foi voltada ao “Tombamento – Uma Visão Patrimonial”, no Museu Memorial de Gravatá.
Durante a ocasião, foi abordado a atuação da preservação do âmbito estadual e como pode ajudar no engajamento municipal pela preservação do patrimônio da cidade. Além disso, foi pontuado informações relevantes sobre o instrumento de tombamento, aspectos legais e didáticas sobre o seu processo.
A palestrante que é arquiteta e urbanista da Fundarpe, Débora Nadini, comenta que sobre o que foi explicado: “Eu vou falar sobre o instrumento do tombamento que é o primeiro instrumento que ajuda nessa preservação que chancela esse valor para que a gente se aproprie dessa história e tenha esse senso de preservação. Vai ser importante essa fala para os estudantes da escola para que já sejam inseridos nesse meio, vai ter alguns aspectos legais e vou tentar de forma didática explicar para eles o processo do tombamento. Meu foco vai ser esse, falar sobre preservação utilizando esse instrumento legal que a gente utiliza para chancelar que é o tombamento”.
Júnior Darita, vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, comenta que: “Hoje está sendo o penúltimo dia de uma grade de programação da parceria da Prefeitura de Gravatá com a Fundarpe que fala especificamente do histórico de Gravatá que é remanescente do início do século XX. Então, nosso projeto visa resgatar o sítio histórico e criar um roteiro turístico histórico e cultural em cima desta importante passagem do prefeito Joaquim Didier. Amanhã será o encerramento e os apreciadores poderão conferir um sarau histórico sobre o Cleto Campelo em Gravatá. Então, venham participar desse momento enriquecedor cultural que estamos promovendo a vocês”.
Confira a programação do último dia da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco em Gravatá que acontecerá no Memorial de Gravatá, na Rua Cleto Campelo, S/N, Centro, às 18h:
20.08 (sábado) – Palestra: O Tombo do Tenente, sarau histórico sobre a passagem de Cleto Campelo em Gravatá, com a participação de coletivo de pesquisadores do município.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)