Equipe da Secretaria Municipal da Mulher e representantes no Movimento Arco-Íris da Serra fizeram a ação na tarde da sexta, dia 17 de maio, na data que marca a causa
Com bandeira na mão e coragem de lutar pelo direito de ser quem é, um grupo formado pela equipe da Secretaria da Mulher de Gravatá e do Movimento Arco-Íris da Serra participaram de panfletagem no centro da cidade serrana de Pernambuco, na tarde da sexta (17).
O motivo da ação foi pelo Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, lembrado todo dia 17 de maio, pois foi nesta data que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990.
Paola Bracho Alves de Andrade, técnica de vendas, é uma mulher trans e participou da ação na tarde da sexta (17), nos arredores da Praça da Matriz. “Eu acho esse tipo de movimento bastante necessário e que sempre deveria ter, não só em dia do orgulho, mas todos os dias, porque como a gente quer ser lembrada e ter respeito a gente tem que fazer isso todo dia, para os outros verem que tem lei por nós, que somos mulheres trans, cis, e essa é uma luta que eu enfrento por ser uma mulher trans. Desde meus 12 anos que tive consciência que sou trans, mas só vim me revelar depois, com 15, 16 anos. Mas eu sempre soube que eu era uma menina trans, mas eu não podia me mostrar como tal porque existe o preconceito. O único apoio que recebo é da minha mãe”.
Lelêka Costa, diretora de Cidadania e Diversidade da Secretaria da Mulher De Gravatá, falou sobre a ação. “Hoje, 17 de maio, é o Dia de Combate à LBTFQIA+ FOBIA e nós de Gravatá não poderíamos deixar esse dia passar em branco. Temos esse material produzido pelo Governo do Estado de Pernambuco, com o panfleto que diz ‘Pernambuco contra a LGBTFQIA+FOBIA pelo jeito de ser quem somos’ e a gente reuniu com as meninas do Arco-Íris da Serra para fazer esse movimento aqui no centro de Gravatá. Dessa forma, vê-se que o compromisso da gestão municipal é com as pessoas”.
Para denúncias de violações contra a população LGBTQIA+, o Governo de Pernambuco divulga o Disk Direitos Humanos (100), Polícia Militar (190), Ouvidoria de Direitos Humanos (81) 3182-7607 ou 3182-1613. O Governo do Estado disponibiliza o número do Centro Estadual de Combate à Homofobia, pelo (81) 3182-7665. Em Gravatá, o público LGBTQIA+ pode procurar a Secretaria da mulher, que fica na Rua Coronel Estevam Câmara, 241 – Centro, das 7h às 13h.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)