Reunião com analistas do Sebrae pelo Programa Cidade Empreendedora apresentou resultados parciais das ações voltadas ao fortalecimento econômico e à geração de emprego e renda no município

Gravatá teve encontro com analistas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) pelo Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, e o serviço. O encontro aconteceu na manhã da quinta (06), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Gravatá (ACIAG).

A iniciativa visa estruturar o desenvolvimento econômico do município, promover o fortalecimento do empreendedorismo, a geração de emprego e renda e a construção de uma governança participativa, alinhada ao desenvolvimento sustentável. Os consultores do Sebrae estão realizando orientação nas secretarias municipais com este intuito.

Entre os presentes estavam o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, além de Liliane Costa (chefe de Gabinete), Josias Teles (secretário executivo de Indústria e Comércio), Liliane Bezerra (secretária executiva de Indústria e Comércio e presidente da ACIAG), Gleizy Gueiros (secretária executiva da Mulher), Livonaldo Otaviano (secretário executivo de Finanças) e a consultora de Negócios do Sebrae-PE, Carol Leitão.

Fabiana Dayse e Hugo Jório são analistas do SEBRAE-PE e estiveram em Gravatá para apresentar o resultado parcial do que já foi trabalhado pela Consultoria de Acompanhamento do Acordo de Parceria. Fabiana explicou que “hoje nós voltamos ao município de Gravatá, que é um município que a gente já tem um bom relacionamento, uma grande parceria, deu um grande passo em parceria e nesse momento a gente se reúne novamente para ir ajustando a rota, está alinhando o que já foi executado, fazer essa entrega parcial das parcerias, das realizações, das entregas que já foram feitas, alinhar aquilo que está andando, que está gargalando, tratando as dificuldades, para que a gente realmente entregue no final tudo aquilo que foi contratado pela prefeitura e realmente veja esse desenvolvimento econômico acontecer. É importante que o Poder Público Municipal tenha esse interesse de desenvolver a cidade economicamente, o prefeito sempre abraça essa parceria, eu já estive aqui outras vezes para estimular e articular para que os secretários realmente entendam a importância de estar engajados a alcançar esse resultado, que é o grande objetivo desse trabalho”.
O prefeito Joselito Gomes disse: “O município de Gravatá tem um convênio com o Sebrae que vem dando essa consultoria às várias secretarias e hoje aqui foi feita uma apresentação sobre alguns resultados importantes para o município, etapas que foram vencidas e outras que estão em curso. Tudo isso para ajudar a gestão a continuar o foco de trabalho focando nas necessidades da população e que de fato o resultado chegue ao destinatário. Cada passo da administração recebendo a orientação de modo adequado de fazer, planejar, executar, para que esse resultado seja bastante positivo e quem ganha com tudo isso é a população de Gravatá”.

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae focado em fortalecer políticas públicas e ampliar oportunidades através de diagnósticos, capacitações, consultorias e articulação entre setores. O objetivo da consultoria é a organização da governança, elaboração da matriz de comunicação e monitoramento das ações para aprimorar a entrega de resultados. A Metodologia é aplicação do diagnóstico em 10 eixos estruturantes (ex: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Públicas), reuniões com lideranças e coleta de evidências.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)