Retiro espiritual foi realizado desde a quarta-feira, véspera do feriado da Independência do Brasil, e foi concluído no sábado (09) com evento especial
Gravatá viveu um momento intenso de paz ao receber, desde a última quarta-feira (06), o Festival Raksha Bandhan – “O Elo de Proteção de Deus”, retiro espiritual realizado pela Escola de Meditação Brahma Kumaris, de Olinda, Região Metropolitana do Recife.
O festival teve o encerramento, no início da noite do sábado (09), no Parque Janelas para o Rio, local escolhido a dedo pela organização do evento, com a participação dos alunos que estiveram no retiro durante os quatro dias e pelas pessoas que estavam no equipamento público.
Em um belo cenário criado especialmente para o evento, o último dia teve a palestra de Mariane Orsi, que veio de Campinas, São Paulo, além da apresentação da musicista Lelé Alves e da bailarina de Gravatá, Jayanne Santos, da Academia de Dança Attitude.
A palestrante explicou que “o tema do nosso evento significa o elo de proteção a Deus, então nós vamos falar do ser, da alma e como se ter esse elo com Ele. Eu me reconheço como ser, como aquele que tem pensamentos e o rashyoga nos ensina a controlar os pensamentos, fazendo a meditação e é isso o que a gente gostaria de passar para pessoas, trocando os pensamentos eu consigo ficar mais tranquilo, em paz e nessa conexão com a fonte suprema eu ainda sou recarregada, recebo poder, paz, amor e tudo isso vai fazer parte da minha vida no dia a dia. Fiquei muito feliz com o evento, os alunos estavam sedentos em aprender, com o que a gente conversou e aqui também eu espero que as pessoas possam aproveitar e se beneficiar bastante dessas qualidades e valores que são inatos do nosso ser”, disse Mariane Orsi.
Ângela Rangel, organizadora do festival, ficou satisfeita com o resultado do retiro e agradeceu o apoio do prefeito da cidade, Joselito Gomes. “Nós trabalhamos no resgate dos valores humanos e esse retiro foi feito exatamente com os alunos que já fizeram curso introdutório e o curso de aprofundamento. Foi maravilhoso, acordando cedinho, porque a gente medita e terminamos a parte da manhã de hoje fazendo meditação. Essa é a terceira vez que estamos nesse local lindo e para minha surpresa quem idealizou esse local para ser Janelas para o Rio foi um aluno da Brahma Kumaris, que gosta muito de trabalhar com os valores Suami. Nós tivemos nossa irmã da Brahma Kumaris, de Campinas, e ela veio também para dar toda orientação do retiro. Aqui em Gravatá nós temos um ponto de trabalho, pois aqui tinham muitas pessoas que estavam enfrentando problemas e vem gente de outras cidades, como Caruaru, Vitória de Santo Antão, até pessoas que são de São Paulo tiveram curso aqui. Agradecemos demais a prefeitura, somos gratas e eu gostaria de conhecer o prefeito, pois sem conhecer a gente ele enviou a imprensa para cobrir este momento”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)