Plantio de mudas no CAIC integra Movimento Plantar Juntos em Gravatá

Tags: , , , ,
Publicado em 23 de agosto de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: SEMAS-PE

Estudantes participaram do plantio de ipês, de atividades educativas com a UFPE, de jogos ambientais e de exposição sobre primatas

Em uma ação voltada para a preservação ambiental, a Escola Municipal Monsenhor José Elias de Almeida recebeu, nesta sexta-feira (22), o plantio de mudas nativas. A iniciativa faz parte do Movimento Plantar Juntos, estratégia do Governo de Pernambuco para reduzir os impactos das mudanças climáticas por meio da recomposição florestal.

 


O programa, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (SEMAS/PE) em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente, contou com o apoio Agência de Meio Ambiente de Gravatá (AMMA), promoveu o plantio de 100 mudas de ipês. Estudantes da unidade participaram ativamente da ação, vivenciando na prática a importância do cuidado com o meio ambiente e do papel de cada um na construção de um futuro sustentável.


Segundo os organizadores, a atividade reforça o compromisso coletivo de unir Estado e município em torno da agenda ambiental e da criação de soluções sustentáveis para as próximas gerações.

 


Os alunos participaram ainda de uma palestra sobre animais sinantrópicos, promovida pela UFPE, e do jogo Teia da Vida, realizado pela CPRH, que utiliza a ludicidade para estimular a conscientização ambiental. Eles também acompanharam uma exposição sobre primatas, organizada pelo Parque Dois Irmãos e pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, com apoio do Pan Primate e do ICMBio.

 

Guga, secretário executivo do SEMAS-PE, deixou sua mensagem sobre essa iniciativa do plantio de mudas: “O Governo do Estado, através da governadora Raquel Lyra e do secretário Daniel Coelho, tem buscado conscientizar ao máximo a população. Temos aqui muitos jovens, e, neste momento, estamos na escola. Viemos também de uma apresentação que está acontecendo neste final de semana no Pernambuco Meu País, em Gravatá. Mais cedo, houve uma palestra com o professor André Maia, que integra a Secretaria, direcionada às crianças na tenda, e agora seguimos aqui no CAIC. Acredito que conscientizar as pessoas é fundamental, pois o meio ambiente é essencial para garantirmos uma qualidade de vida melhor para todos. Isso faz com que todos ganhem: a população, a cidade e, principalmente, as futuras gerações. As crianças que estão aqui aprendem que cuidar do meio ambiente é também cuidar da nossa qualidade de vida. Essa, sem dúvida, é a maior mensagem que podemos deixar.”

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS