Assisão, Marcos de Lima e Fagner Chagas animaram no palco e ao longo do polo, Banda de Pífano da Titara, Gigantes do Agreste e apresentação da Quadrilha Junina Portal do Agreste no tablado
Foi dada a largada da temporada 2025 do Polo da Sanfona, localizado na Avenida Joaquim Didier. A data, Dia de Santo Antônio, comemorado neste ano na sexta (13), trouxe muitos casais apaixonados para o salão, que dançaram e cantaram ao som do cantor e compositor veterano Assisão, e das pratas da casa Marcos de Lima e Fagner Chagas.
Na área do polo, vila cenográfica, Banda de Pífano da Titara e a perna de pau dos Gigantes do Agreste. No intervalo entre um show e outro, apresentação da Quadrilha Junina Portal do Agreste, com o tema “Encantada”, que traz a beleza, a força e o mistério dos ciganos.
Gustavo Freitas, funcionário público, estava no público que curtiu a primeira noite do Polo da Sanfona este ano. “Hoje a gente veio à procura de um São João regional e viemos atrás especialmente de Assisão que vem resgatando essa cultura pernambucana, de um forró raiz, e a expectativa que a gente tem é de um ótimo São João aqui, em Gravatá, viemos em outras oportunidades, mas essa para a gente está sendo especial, e sempre em Gravatá a gente se senta em casa. Nós somos de Vitória, de Vitória Santo Antão. Viemos eu, minha esposa e minha filha, esperando, como sempre, um São João ótimo em Gravatá”.
Jessé José da Silva, comerciante. “Aqui a movimentação se incrementa muito é muito bom quanto para que está começando o show aqui do Polo Sanfona lá embaixo está parado o pessoal fica aqui e vem pra cá. Quando aqui acaba que o pessoal vai pra lá que termina lá isso aqui entope de gente. Ajuda muita gente esse Polo Sanfona é ótimo pra gente. Ficamos abertos até terminar a festa, até 5 da manhã, 6, o horário que terminar e tiver gente aqui para lanchar a gente está aberto”.
Assisão, que tem 84 anos, fala sobre o encontro com os antigos e os novos fãs em Gravatá. “Eu estou com 65 anos de estrada, comecei a fazer muito gravatá, essa região todinha, no tempo do Peixe Piaba, aí vem rolando, vem rolando, vem rolando, agora mudou de prefeito, veio a minha mudança, até que eu voltava, viu? Assim, aí passou uma temporada e agora estou voltando novamente. Estou agradecido de voltar aqui para Gravatá, porque é onde você começa, que tem toda a lembrança do pessoal, então eu já vou conhecer gente nova, com essas décadas, vamos dizer, seis décadas, então já vai mudando muito as coisas, já vai mudando e agora estou conhecendo o pessoal novo”.
Neste sábado (14) tem mais. Sobem ao palco, a partir das 18h, Luan Douglas, Jarbas Travassos e Sol Nordestino. Participação ainda da Quadrilha Junina Rastapé, do Boi Zangão do Caruá e Os Três Matutos.
O Polo da Sanfona é uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e tem o patrocínio do Governo de pernambuco, por meio da Fundarpe, Esportes da Sorte, Supermercados Santana, Natura, Pitú, Chivas, Locallink, FAL e Academia Selfit.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)