Com atendimento especializado no ambulatório de gastroenterologista, o município reduz filas de espera e oferece diagnóstico completo sem a necessidade de deslocamento para outras cidades
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, assegura à população um importante suporte especializado no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa que é o ambulatório de gastroenterologia, que funciona duas vezes ao mês, oferece consultas e a realização de exames essenciais, como endoscopia e colonoscopia, garantindo um atendimento integral dentro do próprio município.

A presença do gastroenterologista Dr. Bruno Tenório, responsável tanto pelos atendimentos ambulatoriais quanto pela realização dos exames, é um dos grandes diferenciais do serviço. Essa integração proporciona mais agilidade nos diagnósticos, contribui para a redução da fila de espera e elimina a necessidade de deslocamento dos gravataenses para outros municípios em busca de atendimento especializado. Isto representa um avanço significativo na saúde pública municipal. A endoscopia e a colonoscopia são fundamentais para a prevenção e a detecção precoce de doenças do sistema digestivo, permitindo diagnósticos rápidos e tratamentos mais eficazes, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

Além da estrutura e da qualidade técnica, o serviço se destaca pelo atendimento humanizado e acolhedor. A gestão municipal reforça, assim, o compromisso com uma saúde pública eficiente, acessível e cada vez mais próxima da população.
A dona de casa, Joseane Vieira de Lima, realizou o exame de colonoscopia e está satisfeita com todo atendimento: “O atendimento é ótimo, é 100% o atendimento aqui. Eu já fiz o exame aqui no Hospital, a endoscopia e agora estou fazendo colonoscopia com Drº Bruno que é um médico muito bom, paciente e atencioso. Gostei bastante”.
Já a aposentada Lindanci Maria de Santana, vinha sofrendo com dores no estômago e está fazendo tratamento, ela contou todo o processo: “Há um ano e meio eu vinha sofrendo muito, fiz o tratamento de gastrite, depois de H. Pylori, foi descoberto também que eu estava com um problema no fígado e eu procurei a médica particular que me pediu para fazer uns exames e me encaminhou pra fazer é um procedimento mas tinha que passar pelo gastro, então foi no primeiro dia de atendimento de Drº Bruno aqui em Gravatá. Foi uma benção, graças a Deus, fiz o procedimento, fiz um tratamento como ele pediu e hoje estou retornando para ele para ver como estou e se é necessário mais algum exame. Estou muito satisfeita”.
O gastroenterologista, Dr. Bruno Tenório, explicou que: “É um trabalho que a gente faz as consultas da especialidade de gastroenterologia, realiza os exames de endoscopia digestiva alta e a endoscopia digestiva baixa que é a mais famosa chamada de colonoscopia, são exames que devem ser procurados para poder identificar algumas doenças da cavidade oral, seja ela mau hálito, irritação, a parte também do esôfago como queimação, azia e também da parte do estômago e do intestino onde a gente deve pensar em procurar o especialista quando tem dores abdominais, vômitos frequentes e a parte de alterações do trânsito intestinal com a parte da diarreia quanto da constipação. Então, investigamos também aqui a parte de alterações desse trânsito intestinal com as intolerância alimentares e também a realização dos exames de endoscopia digestiva tanto alta quanto a colonoscopia.
São exames imprescindíveis na descoberta de doenças e quanto mais rápido for descoberto o tratamento acaba sendo melhor. Quero destacar que as indicações dos exames de colonoscopia em pacientes são a partir de 45 anos e os que são familiares de algum paciente que teve ou apresentou algum tipo de câncer abaixo da cidade. Outro ponto importante é a parte de sangramento retal em que vai ser investigado se realmente existe a formação de pólipos ou seria um câncer inicial ou mesmo descartar as doenças hemorroidárias. Gravatá é um dos poucos municípios da região em que oferece esse serviço gratuitamente, então são exames de alta complexidade e que a gente consegue ter aqui no município de Gravatá desde o ano passado são ofertados essa especialidade de gasto em teologia com consultas a partir de exames também com outras especialidades”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)