Programação contará com 10 dias de atividades, com quermesses, sorteio de prêmios, apresentações culturais e os tradicionais rituais religiosos
Na manhã da quarta (05) o prefeito Joselito Gomes se reuniu em seu gabinete, acompanhado dos secretários de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, e de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, com a comissão de organização da Festa da Padroeira Senhora Sant’Ana, presidida pelo Pe. Antônio Márcio, para o planejamento do evento em 2023.
O evento está pela primeira vez dentro do calendário oficial do município como parte da grade do Julho na Serra. A abertura será no dia 16 com a presença do bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes. Ao longo dos dez dias de evento, serão realizadas quermesses no Salão 3S com apresentações culturais. O encerramento será no dia 26, na Igreja Matriz de Sant’Ana, com sorteio de prêmios após a missa.
A festa em 2023 é colaborativa, com uma comissão designada pelo Padre Antônio Márcio. Ana Alice faz parte da comissão e fala sobre a realização da festa. “Nós que fazemos a comunidade da Paróquia de Sant’Ana, o Pe. Antônio Márcio escolheu uma comissão de coordenadores para, juntamente com ele, desenvolvermos todos os trabalhos. Sabemos que é uma festa grande, onde todos os coordenadores de grupos e pastorais fazem parte. Nesse desenvolvimento a gente fica à frente para sair atrás dos patrocinadores, a gente ainda está precisando de algumas coisas. Nossa festa vai do dia 16, com a grande abertura com nosso bispo Dom Ruy e vai até o dia 26, onde teremos no final um show de prêmios na Igreja Matriz e durante os 10 dias de festa teremos quermesse no Salão 3S.”
O pároco Antônio Márcio fala sobre a parceria com a gestão municipal. “Para nós é um motivo de muita alegria estarmos aqui nesse momento com o prefeito e sua equipe, preparando a festa de nossa padroeira, a Senhora Sant’Ana. Com muita felicidade eu vi ontem na rede social a ideia do Julho na Serra com uma contemplação da festa da padroeira. Isso me chamou a atenção, pois quer dizer que há uma preocupação da Prefeitura com a nossa paróquia colocando a festa da nossa padroeira no calendário municipal, uma vez que essa é a festa mais antiga de Gravatá, há 200 anos Sant’Ana é venerada em Gravatá. Nesse sentido somos felizes, agradecemos o empenho da gestão e dizemos que essa parceria nos ajuda, nos alegra e nos fortalece a continuarmos trabalhando na pregação do evangelho e fazendo o bem para nosso povo.”
O prefeito Joselito Gomes comemora a realização da festa dentro do Julho na Serra. “Conversamos bastante, uma programação foi preparada e a festa de Sant’Ana acontece dentro do contexto de todo um trabalho que vem sendo realizado para que tenhamos aqui em Gravatá o Julho na Serra. Julho é mês de férias, temperatura agradável, gastronomia excelente e a festa da nossa padroeira com uma programação especial, de modo que o gravataense estará participando e as pessoas que estiverem nos visitando também estarão tendo essa oportunidade de festejar nossa padroeira. O trabalho segue, porque o compromisso segue sendo com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)