Único do estado de Pernambuco aprovado para ir ao evento na cidade de Gramado/RS tem total apoio da gestão do prefeito Joselito Gomes
A IX Edição do Festival Internacional de Música, Gramado in Concert, teve recorde de inscrições, composta por 20 brasileiros e 10 países, que tem como suas atrações e programações aulas com professores nacionais e internacionais para capacitar os músicos selecionados, abrindo vaga através de seleção curricular e performance instrumental para as vagas da Orquestra e Banda Sinfônica de Gramado (OSG / BSG).
Com um currículo impecável, José João Gomes do Nascimento, 26 anos, gravataense, foi o único pernambucano a prosseguir até o final das etapas e irá representar não só Gravatá, mas também Pernambuco como músico na Orquestra e Banda Sinfônica de Gramado.
O que motivou José João a participar desse evento foi o fator educacional e a performance instrumental. Para ele é um evento muito importante, um dos eventos internacionais de alto nível de musicalidade, professores de todo o tipo de países. “Me inscrevi, fiz vídeos e etapas, e dentro das etapas dos eventos que eles pediam até chegar no êxito final, e quando terminou eu fui o único de Pernambuco que foi aprovado para ir ao festival dividir sala de aulas e palco com brasileiros de todos estados, além de chilenos, argentinos, paraguaios, uruguaios, cubanos, costa-riquenhos, bolivianos e norte americanos”, disse.
Após essa experiência, José João, fala o que pretende fazer: “Essa viagem com meio educacional tenho o intuito de captar tudo o que tem lá e trazer para aplicar em nossa cidade, em nossa educação e na grade curricular da nossa escola. E alguns eventos, programas e cronogramas também trazer para ser usado em nossa cidade junto com a Secretaria de Turismo e as ideias que nós temos”.
José João deixa seu agradecimento a gestão do prefeito Joselito Gomes em dar esse apoio aos gravataenses e colocando em evidência os artistas da terra, valorizando esses artistas: “Eu tenho muito a agradecer, sou muito grato. A música é tudo, está em todos os lugares, e a nossa gestão abraçou muito bem. Eu sou professor de música na Escola Cônego Eugênio Vilanova, é a primeira escola em tempo integral no município e com isso, a música foi inserida como grade curricular. Se for procurar em outros municípios não têm, muitos municípios não têm nem música na cidade. E eu só tenho a agradecer, isso é um feito histórico que não se tinha e não se via em Gravatá, e a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Gravatá com o prefeito Joselito pensaram nisso e trouxeram para a realidade”, destaca o músico.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: cortesia de José João e Ednaldo Lourenço (SECOM)