Ação mensal oferece serviços de saúde e apoio social no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com parceria entre a Secretaria de Saúde, Fibrovida Gravatá e projetos sociais da região

As pessoas que sofrem com fibromialgia em Gravatá têm, uma vez por mês, um dia exclusivo de diversos serviços no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Neste mês, o encontro aconteceu na manhã da segunda (22).

A realização é do grupo Fibrovida Gravatá, em parceria com a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, que oferta atendimento médico, enfermeira, nutricionista e vacinação, com equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI), além de assistência social do Projeto Conexão Saúde, de Vitória de Santo Antão, e orientação jurídica com Britos Advogados, de Limoeiro.

A fibromialgia é uma doença que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e de atenção, cansaço excessivo e depressão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira tem fibromialgia. De cada 10 pacientes com a doença, sete a nove são mulheres. No entanto, a síndrome também pode acometer homens, idosos, adolescentes e crianças.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)