Diálogo entre gestão e sociedade civil garantem avanços de propostas e melhorias na política infanto-adolescente de Gravatá
O auditório do Hotel Portal de Gravatá foi palco da abertura da IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente promovida pela Prefeitura de Gravatá e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (COMDICA), nesta terça-feira (29).
Organizada pelos próprios jovens, desde a recepção de boas vindas e cerimonial, a Conferência busca o diálogo da gestão e da sociedade civil nos mais diversos segmentos para que sejam avançadas propostas de avaliação e edição de melhoria política infanto-adolescente no município.
A mesa foi composta pelo prefeito Joselito Gomes, pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e a Juventude, Viviane Facundes, pela criança do ProLudus O Caminho, Israel Alexandre, pelo Conselheiro Tutelar, Jailson Alves, pela secretária da Mulher, Ester Gomes, a presidente do COMDICA, Irmã Veluzia Nascimento, pela fotógrafa UNE MORRO – Fábrica de Cultura, Sara Normadine, e pelos secretários municipais, Ninha Professora, Vital Medeiros, Fábio Romero e Laércio Lemos. Educação, Orçamento e Planejamento, Finanças e Saúde, respectivamente.
Participaram todas as organizações sociais filiadas ao COMDICA, as secretarias com atuação na política infanto-adolescente do NUCA, adolescentes do MutAção, e 50% de crianças e adolescentes usuários dos serviços municipais da Educação, Assistência Social, e Saúde, protagonizando o evento. Além de secretários e executivos, e autoridades municipais.
É importante destacar que ocorreram sete pré-conferências na zona rural e urbana do município com o intuito de ouvir a população e atender suas necessidades.
Alberes Luís dos Santos, psicólogo, foi o responsável pela palestra e abordou sobre a garantia de direito de crianças e adolescentes no período da pandemia e pós pandemia. Além disso, a solenidade de abertura contou com uma apresentação cultural dos jovens da ODIP, e também, realização de atividades lúdicas para crianças e adolescentes.
Irmã Veluzia, presidente do COMDICA, comenta que: “Escutar nossas crianças e propor políticas públicas nesse momento de tantas dificuldades é muito importante para que a gente possa avançar. Na realidade as crianças são o presente e o futuro da nossa nação, se a gente não cuidar bem e não propor políticas públicas que vão melhorar seja a questão da saúde, da educação, do bem estar das crianças fica difícil ter um mundo melhor”.
O Prefeito Joselito Gomes, fala sobre uma gestão que ouviu os destinatários das políticas públicas: “Um espaço se abre para que possamos em primeiro lugar ouvir os destinatários das políticas públicas que estão sendo e serão construídas, ou seja, nossas crianças e adolescentes. Eles precisam desse espaço para falar, para serem ouvidos e assim demonstrar quais são as necessidades, os problemas, as várias situações que crianças e adolescentes encontram. O importante é que haja uma articulação cada vez maior da rede da proteção dos direitos das crianças e adolescentes e que esse trabalho seja fortalecido e ampliado”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)