Atendimento aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com serviços integrados das Secretarias da Mulher, Saúde e Assistência Social e Juventude
Na quinta-feira (31), a Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias da Mulher, de Saúde e de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Fibrovida Gravatá e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá (STR), realizou uma ação voltada ao cuidado com pessoas com fibromialgia. A atividade aconteceu no próprio sindicato e contou com atendimentos de saúde, escuta qualificada, orientações jurídicas, assistência social e rodas de conversa sobre os desafios de quem convive com a doença.
A fibromialgia é uma condição crônica que provoca dores generalizadas, fadiga e distúrbios do sono e que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. A iniciativa busca acolher, orientar e oferecer suporte para mulheres que enfrentam o preconceito, a invisibilidade e a dificuldade de acesso a serviços adequados.
Glória Maximiano, agricultora e de Gravatá, participou de todos os atendimentos oferecidos e destacou a importância da ação. “Me senti valorizada, respeitada e cuidada. Muitas vezes, a gente sente a dor e não é levada a sério. Hoje, encontrei apoio e acolhimento de verdade”, afirmou.
Já Hozana Luna, diagnosticada com a doença há 16 anos, também agricultora, ressaltou os desafios enfrentados no dia a dia por quem convive com a fibromialgia. “É uma doença que muitos não compreendem, dizem que é ‘frescura’. Ter um dia voltado pra nós, com tantos serviços, é uma vitória. Mostra que estamos sendo vistas e que merecemos atenção”, concluiu.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)