A partir de agora os agentes e operadores do Aterro Sanitário contarão com um lugar para realizarem suas refeições de maneira adequada
Sempre em busca de oferecer melhorias e dignidade à população gravataense e, principalmente aos trabalhadores que fazem parte da Prefeitura Municipal de Gravatá, a gestão do prefeito Joselito Gomes reafirma o compromisso com as pessoas.
Nesta quinta-feira (09), por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, foi inaugurado o refeitório do Aterro Sanitário que tem o objetivo de oferecer um lugar digno para que os trabalhadores locais possam realizar suas refeições com mais conforto.
Foi preparado para a equipe um café da manhã como forma de agradecimento pelo trabalho que está sendo desenvolvido não só no aterro, mas em toda a cidade.
O Aterro Sanitário foi inaugurado há 19 anos, e até o momento não havia interesse de outras gestões de proporcionar um lugar adequado. Os agentes almoçavam embaixo de um pé de pau, um lugar que tinha muita poeira e moscas, sem nenhum suporte e estrutura para uma refeição nobre como deve ser.
Então, Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, ouviu a categoria, analisou as melhores possibilidades e colocou em prática um local e ambiente acolhedor que contém um jardim, uma composteira orgânica que serve para transformar restos de comida em adubo para o jardim, mesa, banquinhos, uma pia para higienização das mãos. E após a refeição, eles podem ter um momento de diversão com o dominó.
A empresa Via Ambiental presenteou toda equipe com uma geladeira e um microondas que vai ser de extrema utilidade aos funcionários para que possam esquentar suas comidas e manter sua água gelada.
Davi Torres é operador de trator de esteira do Aterro Sanitário há 15 anos, e comenta que: “Faz 20 anos que eu estou em limpeza urbana, mas há 15 anos estou como operador de máquina e nunca aconteceu o que aconteceu na gestão de Joselito Gomes. Então, ele fez um refeitório para a gente, foi muito bom que a gente não tinha um lugar para almoçar e ficou muito bom e espero que ele continue assim”.
O agente de limpeza do Aterro Sanitário há 12 anos, João Joaquim, fala sobre a situação que vivenciavam todos os dias para realizar suas refeições: “Eu estou aqui há 12 anos, nunca tivemos o privilégio de ter um cantinho para a gente almoçar. A gente almoça embaixo de um pé de pau levando poeira, tinha muita mosca e hoje Joselito Gomes fez isso para nós. Estamos muito felizes por ele ter feito esse cantinho para nós almoçarmos que era coisa que a gente não tinha e eu agradeço a ele por tudo o que ele fez por nós”.
Lucivaldo Ferreira encarregado do Aterro Sanitário explica que: “Após 19 anos da inauguração do Aterro Sanitário, nessa gestão de Joselito Gomes, foi possível ter esse refeitório. Antigamente nós não tínhamos um lugar adequado para que os garis da coleta almoçassem e jantarem e hoje estamos vendo essa questão da inauguração desse refeitório. É uma gestão que escuta, analisa e coloca em prática porque afinal de contas o compromisso é com as pessoas. Inclusive, fizemos a construção da composteira orgânica onde os restos de alimentos que venham do refeitório vão para essa composteira e em seguida a gente vai colocar o adubo orgânico no jardim do Aterro Sanitário”.
O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Ricardo Malta, participou deste momento e disse: “Quando chegamos aqui no início do ano, quando começamos a gestão, notamos que era um ambiente não propício para as pessoas se alimentarem, e com a preocupação do prefeito Joselito Gomes isso foi colocado como meta aqui no Aterro Sanitário para darmos condições melhores de trabalho, um local para as pessoas fazerem as refeições”.
Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, na busca ativa de atender aos pedidos que são feitos esteve presente neste momento tão humanizado para os funcionários do Aterro Sanitário: “Estou no espaço que foi devidamente preparado, organizado, um espaço adequado para que aqui as refeições dos garis, de modo especial o momento do almoço possa ser realizado neste ambiente. Um ambiente mais acolhedor, mais preparado para o seu objetivo mesmo quando antes não havia nada disso e cada vez que se virava como podia, procurava algum lugar melhor que pudesse encontrar. Nada melhor do que um local humanizado, acolhedor, um local onde você percebe a higiene e isso resulta em saúde para que as pessoas que trabalham, que dão duro, que estão na ponta do serviço, que estão diariamente em contato com a população, possam usufruir desse espaço e receber um conforto maior, um momento de pausa, de descanso para que ao retornar as atividades possam retornar com mais empenho e determinação porque estão sendo bem cuidados. E assim vamos caminhando, vamos trabalhando, vamos seguindo porque o nosso compromisso é com as pessoas”, falou.
Fizeram parte deste momento o diretor da Via Ambiental, Romero Leão e sua equipe, como a assistente administrativa, Cícera Maria, o supervisor Natan Alves, o fiscal de coleta de lixo Cícero Félix, e Irmão Júnior que também é fiscal.
Também marcaram presença os vereadores Cabritinha e Leandro do Transporte Alternativo, e Felipe Maciel, assessor de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Marcone Barros (SECOM)