Prefeitura de Gravatá inaugura sede própria do IPSEG com estrutura moderna e acessível

Tags: , ,
Publicado em 27 de setembro de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Unidade foi custeada com recursos recurso próprio e coloca Gravatá entre as 16 cidades do Estado com sede própria de previdência municipal

Na manhã deste sábado (27), a Prefeitura de Gravatá inaugurou a sede própria do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Gravatá (IPSEG), em um marco histórico para a gestão pública do município. A nova estrutura foi totalmente custeada com recursos da taxa de administração do instituto (recurso próprio), fruto de zelo e planejamento.

 


Com a inauguração, Gravatá passa a integrar a lista das 16 cidades de Pernambuco que contam com sede própria para a previdência municipal. O espaço, moderno e acessível, conta com recepção, auditório, salas administrativas, cozinha, elevador, banheiros masculino, feminino e adaptado, além de setores específicos como gerência de benefícios, gerência financeira, coordenação da previdência, perícia médica e arquivo.

 


A partir de segunda-feira (29), o atendimento já passa a funcionar normalmente na nova sede, localizada na Rua João Pessoa, nº 170, com equipe preparada para receber os aposentados e pensionistas, e prestar os serviços com mais conforto e eficiência.

 


A solenidade de inauguração contou com a animação da Orquestra de Frevo Sena Sax, dos Passistas de Frevo do Centro de Artes Gonzagão e do Trio Pé de Serra Raízes da Terra, trazendo ainda mais celebração ao momento.

 

Osório Chalegre de Oliveira, secretário executivo do Ministério da Previdência, comentou que: “É um marco para a história da previdência de Gravatá porque como se já não fosse suficiente todo o cuidado que o município tem, que o IPSEG tem, ter o cuidado com as finanças, ter o cuidado com os recursos dos servidores, ter o cuidado em se manter com a certificação atestada pelo Ministério, além disso ainda conseguiu entregar uma sede própria. No estado de Pernambuco nós só temos 15 municípios que têm sede própria e eu  asseguro, eu já conheço diversos municípios que poucos têm uma sede nesse padrão. A gente está entregando uma sede de padrão, classe A, de um padrão que a gente não está acostumado a ver em pequenos municípios no estado de Pernambuco”.

 

O diretor-presidente do IPSEG, Everaldo Lima, destacou a estrutura moderna da nova sede: “Essa estrutura do IPSEG surgiu com o pensamento de um bem-estar, de um atendimento digno aos aposentados, aos pensionistas, de uma forma geral a todos os servidores, porque os ativos no amanhã vêm para cá. Uma obra construída com um bom planejamento, com recursos próprios, moderna, não tenho dúvida de dizer, uma das mais modernas do estado de Pernambuco, com a estrutura de um elevador para acessibilidade, ambientes bem planejados para dar conforto e dignidade aos aposentados e pensionistas de Gravatá”.

Fruto de um trabalho bem realizado, o prefeito Joselito Gomes, parabenizou a todos os envolvidos: “Posso dizer que a entrega da sede própria do IPSEG é um marco histórico para o nosso município. Tudo isso fruto de trabalho, de planejamento, de responsabilidade, de uma administração responsável e transparente. O trabalho vem acontecendo com o objetivo de organizar, equilibrar do ponto de vista financeiro e com a capacidade de chegar ao que chegou, a construção desse prédio. De modo que eu parabenizo o diretor-presidente Everaldo, Emanuel, Kellys, toda a equipe do IPSEG, todas as pessoas que estiveram envolvidas para que esse trabalho pudesse acontecer. E de modo especial parabenizando o servidor público, esta casa é a casa do servidor público em Gravatá, aposentados também e pensionistas. Parabéns para vocês. Parabéns Gravatá”.

Estiveram presentes autoridades municipais, estaduais e federais, entre elas o vice-prefeito João Paulo de Lemos; a secretária de Obras e Serviços Públicos e primeira-dama, Viviane Facundes; Osório Chalegre de Oliveira, secretário executivo do Ministério da Previdência, representando o ministro Wolney Queiroz; Bernardo de Lima Barbosa, diretor-geral do CESPAM e membro da Associação Pernambucana de Entidades da Previdência Própria Municipal; Adilson Carlos, presidente da Associação Pernambucana da Previdência Própria Estadual (APEPP); além do vereador Cabritinha, secretários municipais, servidores, gestores de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), representantes da Caixa Econômica Federal, Bradesco, lideranças de outros municípios e familiares.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço e Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS