Com a mudança os cidadãos, turistas, visitantes e contribuintes contam com um site mais estruturado que oferece serviços e que respeitam questões de acessibilidade ao leitor
A Prefeitura de Gravatá tem investido em tecnologia e inovação em diversos setores dos serviços públicos. Com um olhar para o futuro, a gestão do prefeito Joselito Gomes trabalha para melhorar, a cada dia, o acesso aos serviços e sistemas.
Após um processo de auditoria interna, foi identificado a necessidade de criar um novo site, totalmente responsivo, que respeita a acessibilidade e garante mais conforto para quem acessa, como também com segurança nos serviços ofertados aos contribuintes. O conteúdo publicado no site anterior permanece no acervo do município.
Em um novo layout, o novo portal oficial também sofre uma mudança no endereço. Junto a Agência de Tecnologia da Informação doestado – ATI, foi resgatado o domínio: gravata.pe.gov.br que segue o formato utilizado por diversos municípios do Brasil.
Além de atender todas as recomendações dos órgãos de fiscalização, o site conta com serviços aos contribuintes e servidores como emissão de Nota Fiscal Eletrônica, IPTU Online, Ouvidoria, Portal do Servidor, Diário Oficial, Portal da Transparência entre outros. E vem mais novidades em breve!
A iniciativa da mudança foi realizada por meio de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Comunicação Social e Imprensa, Controladoria Geral do Município e Coordenação de Tecnologia da Informação.
ACESSIBILIDADE: No compromisso com a acessibilidade o site atende as leis e decretos sobre Acessibilidade e é possível acompanhar o conteúdo por meio de um intérprete de Libras virtual, aumentar ou diminuir o tamanho da fonte e, também, o alto contrate, que é uma opção para pessoas com médio ou grande déficit visual. O recurso deixa o fundo da página totalmente preto com as letras em branco.
Com isso o novo portal atende na íntegra a todos os critérios que versam sobre acessibilidade e usabilidade para pessoas com deficiência (em atendimento às regulamentações técnicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE-PE e o e-MAG – Padrão de interoperabilidade do Governo Federal), e a garantia do amplo acesso das informações à todos os munícipes.
SITE RESPONSIVO: com o intuito de atender a crescente demanda do consumo através de smartphones e tablets, o site foi 100% desenvolvido focado na adaptação ao acesso móvel, utilizando o conceito de responsividade (adaptar a estrutura do site conforme a resolução do aparelho que está acessando).
COVID-19: O novo site é possível acessar as informações da Covid-19 como boletins, número de casos e o andamento da vacinação, além da publicação de boletins diários. Divulgação no Portal da Transparência Covid, com informações sobre a capacidade de atendimento no município: leitos hospitalares, respiradores, oxigênio e EPI’s, detalhamento das vacinações, entre outros.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA: O Portal da Transparência passou por uma modernização a nível estrutural; Adaptação do modelo de layout inicial ao que é utilizado pela Controladoria Geral da União; Atualizações são realizadas com tempestividades diárias; O Portal da Transparência possui mecanismo de integração ao LICON do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, hoje a equipe de licitações e contratos apenas faz o cadastro das informações na plataforma do Tribunal e são migradas automaticamente para o Portal da Transparência, melhorando os processos internos no sentido de ampliar a periodicidade e capacidade de divulgação das informações em tempo real; Acompanhamento e monitoramento dos critérios de avaliação que versam sobre o Índice de Transparência do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco;
OUVIDORIA MUNICIPAL: Plataforma Fala.BR: hoje o município de Gravatá conta com a plataforma da Ouvidoria Municipal do Fala.BR. É uma plataforma da Controladoria Geral da União que é disponibilizada de forma gratuita aos municípios. Registro de denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou sugestões diretamente para a Ouvidoria do município, que prontamente recebe as demandas e encaminha aos órgãos responsáveis para o devido acompanhamento e tratamento.
PAINEL DE SERVIÇOS: Na página inicial o leitor acessa o painel com os atalhos para serviços e também o botão “mais serviços”, redireciona para todos os serviços disponíveis.
CARTA DE SERVIÇOS – CSU: Por meio da Carta de Serviços é possível consultar o serviço desejado a partir das categorias disponíveis. Mais uma facilidade ao leitor/cidadão.