Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com a inovação educacional, buscando uma experiência escolar mais integrada, transparente e eficiente, elevando a qualidade da educação pública no município de Gravatá
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Educação, lançou nesta quinta-feira (28), no auditório da própria Secretaria, o EduGravatá, novo sistema educacional desenvolvido para modernizar a gestão escolar e aprimorar o processo de ensino.
A plataforma digital tem como objetivo agilizar processos, facilitar a comunicação e aproximar professores, estudantes e famílias, promovendo uma experiência escolar mais dinâmica e integrada. Entre as principais funcionalidades, o sistema permite o registro prático da trajetória acadêmica de cada estudante pelos professores, oferece acesso a toda a comunidade escolar, incluindo docentes, alunos e responsáveis, está disponível em ambiente colaborativo e aplicativo móvel, e conta com recursos de segurança, inovação, acessibilidade e usabilidade.
A implementação do sistema será iniciada após a capacitação dos profissionais envolvidos, incluindo secretários e demais integrantes da rede de ensino, com treinamentos específicos para garantir o pleno funcionamento da plataforma.
O EduGravatá traz benefícios para toda a comunidade escolar: alunos, educadores, famílias e escolas terão maior facilidade no acompanhamento do desempenho acadêmico, na comunicação e no gerenciamento das atividades escolares.
Durante o lançamento, houve a apresentação técnica da plataforma realizada pela empresa responsável, AUGE, com a participação de João Paulo e João Guilherme, que detalharam as funcionalidades e a operação do sistema.
A secretária de Educação, Joselma Melo, comentou sobre a funcionalidade do sistema: “A implantação desse sistema foi uma conquista e é resultado do planejamento dentro da Secretaria da Educação, onde todos nós tivemos esse compromisso coletivo para, juntos, alcançarmos a melhoria da nossa educação pública. Nosso objetivo é garantir qualidade aos profissionais da educação dentro desse sistema, permitindo que nossos professores registrem e acompanhem de forma prática todo o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, as famílias, os pais, poderão acompanhar seus filhos por meio das notas, da frequência, verificando se o aluno está de fato frequentando as aulas. A escola e a Secretaria também terão informações seguras e organizadas. Tudo isso favorece a nossa rede de ensino, permitindo que todos nós, juntos, possamos acompanhar o processo educacional. A Secretaria da Educação, por sua vez, poderá monitorar a rede como um todo, analisando cada escola, cada aluno, com todas as informações realmente necessárias e, muitas vezes, para atender também às demandas solicitadas por órgãos públicos”.
O prefeito Joselito Gomes destacou que: “O mundo hoje é de tecnologia e, na administração pública, não podemos renunciar a esse quesito. Precisamos, sim, torná-la cada vez mais presente através dos vários sistemas, e um deles diz respeito à educação. Dessa forma, estaremos acompanhando melhor, em tempo real, cada setor e cada situação da educação, por meio de números, permitindo perceber os avanços, os recursos, para onde estamos seguindo no caminho certo e os resultados obtidos ou não.Tudo isso nos proporciona segurança, eficiência, celeridade e, principalmente, garante que o resultado chegue a quem está na ponta. Parabenizo a secretária de Educação do nosso município, na pessoa da secretária Joselma, e todos os profissionais da educação de Gravatá. Este é o caminho”
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)