Atividade reuniu consultas, palestras e ações de bem-estar em alusão ao Setembro Amarelo
Na manhã desta terça-feira (09), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, realizou uma programação especial com o tema “Saúde, autocuidado e valorização da Saúde Mental do Corpo de Bombeiros Militar”. O encontro aconteceu no Hotel Canariu’s e reuniu profissionais de saúde para realizar atendimentos.
Os bombeiros tiveram acesso a consultas médicas, atendimento de enfermagem com aferição de pressão arterial e de glicose, atendimento psicológico, nutricional e vacinação. Também foram oferecidas avaliações corporais pela Drogasil, além de ventosa e massoterapia pelo Centro Universitário Unigrande, garantindo uma manhã voltada ao bem-estar físico e emocional.
O primeiro momento contou com uma palestra da coordenadora de Saúde Mental do município, Graças Borges, que destacou estratégias de como lidar com a saúde mental no dia a dia e a importância da prevenção.
“Hoje, uma ação com os bombeiros foi no sentido de acolher e de ver as dificuldades vivenciadas no dia a dia e como eles lidam, e foi gratificante que houve uma participação ativa, mais do que eu esperava. Construímos uma ponte entre saúde mental e o Corpo de Bombeiros, porque eles têm que ter uma harmonia não só corporal, mas também mental. E não existe receita, o que existe é um cuidado que eu chamo de projeto de vida construído em conjunto. Foi isso que aconteceu hoje”, explicou a coordenadora de Saúde Mental do município.
A ação integra a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental, reforçando o compromisso da gestão municipal em oferecer atenção integral aos profissionais que diariamente trabalham pela segurança da população.
O comandante do 1º Grupamento de Bombeiros, Ten. Cel. Marcelo Barros Leite, falou: “Implementando as ações da Diretoria de Assistência Social, juntamente com o direcionamento da Diretoria do Interior, estamos aqui em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Gravatá implementando ações de saúde mental. Então, a manhã de hoje é uma manhã dedicada aos nossos militares, vendo o que precisa ser feito, vendo suas dores, as problemáticas que porventura existam, e assim tratando de maneira unida, junto com o município de Gravatá e o Corpo de Bombeiros, fazendo um Corpo de Bombeiros e uma Prefeitura mais fortes”.
Já Gabriela Torres, coordenadora de Promoção à Saúde Primária, comentou sobre a iniciativa: “É de suma importância a gente cuidar de quem cuida da gente. O Corpo de Bombeiros é um serviço primordial para a saúde de toda a população. E hoje, juntamente com a Secretaria de Saúde, nós estamos proporcionando esse momento de cuidado com eles também”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)