Artesanato, bacamarteiro, capoeira, músico, cultura-afro e teatro serão reconhecidos pelo Ministério da Cultura
Em um passo significativo para a valorização da cultura local, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, anunciou na quarta-feira (23) a certificação de organizações culturais como Pontos de Cultura, junto ao Ministério da Cultura.
Os fazedores de cultura do Artesanato, bacamarteiro, capoeira, músico, religião-afro e teatro serão reconhecidos pelo Ministério da Cultura.
Essa certificação como Ponto de Cultura não apenas proporciona visibilidade, mas também abre portas para que essas organizações possam acessar recursos financeiros essenciais. Com o apoio do governo, as entidades culturais terão a oportunidade de se articular e buscar investimentos que garantam a continuidade de suas atividades e a perpetuação de suas obras.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e lazer, Marlon Lima, destaca o reconhecimento dos fazedores de cultura: “Uma gestão comprometida com as pessoas consiste também em reconhecer e valorizar a cultura do nosso povo. Fazendo com que a cultura receba de fato o que é de direito que é a visibilidade que o fazedor de cultura necessita para manter viva a sua arte. Hoje vivenciamos um dia histórico para a cultura de nosso município onde o governo municipal reconhece e indica organizações culturais locais para serem certificadas como Ponto de Cultura, junto ao Ministério da cultura. Saliento que isto é importante para a manutenção das ações destas instituições culturais de nossa cidade. Além disso, permite que as entidades e coletivos indicados se articulem para buscar recursos para perpetuar sua obra e manter sua cultura viva”.
Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, destaca: “Nossa Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer realizou hoje um evento aqui no gabinete, com a Diretoria de Cultura, trazendo alguns Pontos de Cultura do nosso município. Ou seja, fazedores de cultura, porque através do Ministério da Cultura, nós conseguimos, e para isso a necessidade, que cada segmento esteja também organizado, documentado, para poder se inscrever. E fazer assim a captação de recursos. Essa notícia é importante porque vem fortalecer, apoiar e dar ainda uma maior visibilidade aos fazedores de cultura do município de Gravatá, que há tanto tempo, no dia a dia, vem fazendo acontecer a cultura, mesmo com tantas dificuldades, com tantos desafios. Mas, antes de tudo, o que existe é o prazer, o amor de poder fazer aquilo que se faz. Então, parabéns a todas e todos, parabéns ao empenho do secretário de Turismo, Marllon, com toda a sugestão. Equipe, a diretora de cultura, Cristine, ao Lucas, que é uma referência da cultura popular no Ministério do Turismo e da Cultura, e é dessa forma de mãos dadas que vamos construindo esse caminho e alcançando resultados, porque o compromisso que temos é com as pessoas”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza