Evento reúne representantes de 60 municípios de Pernambuco para ampliar o conhecimento sobre o SNCR e fortalecer o atendimento ao homem do campo
A Prefeitura de Gravatá recebe, desde o dia 13 até o dia 17 de outubro, a equipe da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de Recife para a realização de uma capacitação voltada às Unidades Municipais de Cadastro Rural (UMC). O objetivo é massificar conhecimentos e informações sobre o Sistema Nacional do Cadastro Rural (SNCR), que auxilia os municípios conveniados por meio de termo de cooperação técnica com o órgão federal.
Durante o treinamento, os participantes recebem orientações sobre o funcionamento e alimentação do sistema para permitir que os servidores das UMCs ofereçam um atendimento mais eficiente aos proprietários de imóveis rurais. O serviço prestado pelas unidades municipais é essencial para o homem do campo, que não precisa se deslocar até a sede do INCRA, em Recife, para realizar a declaração ou atualização do cadastro, documento indispensável para a venda ou hipoteca de propriedades.
O secretário executivo de Finanças de Gravatá, Livonaldo Otaviano, destacou a relevância da iniciativa. “A descentralização desse serviço representa um grande avanço para os produtores rurais e para os municípios. Gravatá tem orgulho de sediar um evento que fortalece a autonomia das prefeituras e garante mais agilidade e comodidade para o cidadão do campo”, afirmou.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)