Prefeitura de Gravatá zera fila de espera para exame de mamografia

Tags: , , ,
Publicado em 30 de abril de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Resultado foi possível graças à realização desse procedimento uma vez ao mês no Posto 1

 

 

 

As mulheres de Gravatá estão podendo cuidar da saúde na própria cidade, fato que antes não acontecia, pois para realizar uma mamografia, por exemplo, precisava se deslocar até outra cidade, ou às vezes até pagar para fazer esse tipo de prevenção do câncer de mama.

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu zerar a fila de espera para a mamografia, uma grande conquista para a cidade que vem atuando de forma incansável pelo atendimento aos usuários do SUS.

 

 

Sonia Maria da Silva, agricultora, foi uma das mulheres atendidas no Posto 1, na manhã da quarta (30) para a realização do exame de mamografia. “Aqui não tinha nenhum exame desse, mas graças a Deus, depois quando o padre entrou, está ótimo pra tudo. Lagoa do Fernando também não tinha médico de adulto, não tinha dentista, não tinha enfermeira pra criança, enfermeira pra gente adulto que são mulheres para fazer exame. Depois que ele entrou, primeiramente Deus, segundo ele, está tudo bem por lá. Tem consulta boa, atendem muito bem, isso aí não tinha, porque o outro prefeito não tinha nada disso. Para marcar aqui naqueles tempos dele eram quinze fichas. Quando eu vinha, eu perdia a viagem, eu não podia pegar mais. Falei com ele para fazer meu exame e ele se escondendo, mas graças a Deus, que é tão grande, botou outro para se tomar conta de Gravatá”. 

 

Patrícia Ramos, diretora do Posto 1, e Izolda Lima, enfermeira do Posto 1, explicam como o usuário deve proceder caso precise realizar a mamografia. “Uma grande alegria anunciar que a fila para este tipo de exame tão importante para prevenção do câncer de mama foi zerada. Para os usuários interessados em fazer o exame, é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde, enfermeiro ou médico para eles darem a requisição e agendar lá no postinho mesmo. Com a marcação, demora nem um mês para ser realizado o exame. Isso é o compromisso com as pessoas”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)  




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS