Prefeitura promove bate-papo sobre exploração sexual aos visitadores do Programa Criança Feliz e educadores do Serviço de Convivência

Publicado em 08 de maio de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Em parceria com o CREAS, o intuito deste encontro é ofertar conhecimentos e orientações a esses grupos 

 

Dentro de uma programação especial em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Gravatá por meio da integração entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Mulher, COMDICA, NUCA, Conselho Tutelar e sociedade civil realizam uma programação para trabalhar a temática.

 

Na segunda (08), a Secretaria de Assistência Social e Juventude, intermediado pelo Programa Criança Feliz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Social, em parceria com o CREAS, proporcionou uma manhã esclarecedoras e de orientações aos visitadores e educadoras, na Casa da Juventude.

 

Ao comando de Artur Felipe, coordenador da Casa da Juventude e mobilizador do Selo Unicef, de Josinaldo Leão, coordenador do Programa Criança Feliz (PCF) e da Convivência e Fortalecimento de Vinculo Social (SCFV), de Ana Paula Remígio, gerente da Proteção Básica da Assistência Social e Juventude, e de Gabriel Barros, advogado do CREAS, foi abordado o papel do CREAS e CRAS na sociedade, entender a história de 18 de maio, esclarecimentos sobre o que é abuso infantil e exploração sexual. Além de inclusão das temáticas para que todos possam expressar as suas vivências.

 

Essa atividade e todas as outras que acontecem no mês de Maio também é referente a programação do Selo Unicef. 

 

Brunna Laís, visitadora do PCF, opina sobre a importância dessa palestra: “Eu acho fundamental a gente está tendo essa palestra porque nos instrui, já que estamos na ponta da lança, com famílias que têm crianças e esse conhecimento nos possibilita a gente alertar as crianças, o que pode fazer, o que não pode fazer, qual parte do corpo pode tocar, qual parte do corpo não pode tocar, por exemplo. Então, é muito importante a gente ter esse conhecimento que nos induz a evitar qualquer problema futuramente”.

 

Josinaldo Leão, coordenador do PCF e SCFV, transcende esse momento repleto de orientações aos dois grupos com o apoio da gestão municipal: “O que a gente está recebendo aqui que é enriquecedor, é algo que temos o apoio do prefeito Joselito e a secretária Viviane Facundes junto com a rede estão de parabéns, isso demonstra que estamos juntos por essas causas e para prevenir, porque o que estamos fazendo é prevenção. É importantíssimo ter esses momentos com nossa equipe para que a gente possa colocar em prática dentro das casas e levar mais conhecimentos às famílias e às crianças que são assistidas pelos grupos”.

 

Artur Felipe, coordenador da Casa da Juventude e mobilizador do Selo Unicef, comenta que: “Para que eles possam conhecer um pouco mais sobre o Maio Laranja que é o mês que dedicamos ao combate e exploração de abuso sexual infantil, especificando o que é o abuso, o que é exploração, para que eles conheçam um pouco mais sobre a importância dos visitadores, mas também dentro das atividades do Selo Unicef é muito importante”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS