Equipe do Centro de Inclusão de Gravatá recebeu formação em Análise do Comportamento Aplicada pela equipe do Espaço Conectar
No sábado (16), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, proporcionou aos profissionais do Centro de Inclusão de Gravatá – CIG, uma capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ministrada pela equipe do Espaço Conectar.
Com o objetivo de oferecer aos usuários um atendimento cada vez mais humanizado, eficaz e eficiente, a gestão municipal do prefeito Joselito Gomes levou aos profissionais conhecimento acerca da aplicação da psicologia comportamental para o ensino de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outros transtornos ou síndromes. A análise do comportamento aplicada é uma aplicação científica voltada a entender e melhorar o comportamento humano.
A fonoaudióloga e diretora técnica do Espaço Conectar, Mildênia Santos, fala sobre o conteúdo aplicado na capacitação. ”Estamos trazendo formação sobre o que é o autismo, qual o melhor tratamento, quais são as necessidades que essa criança tem e como podemos intervir. É importantíssima essa ação da Prefeitura de trazer para o CIG um treinamento voltado para a Análise do Comportamento Aplicada, para essa ciência que é o padrão ouro hoje no tratamento de pessoas com deficiência.”
Thaís Aires, responsável técnica do CIG, fala da importância desse aprendizado. ”A gente está hoje com uma introdução dentro da metodologia ABA, que é bem utilizada para tratar crianças com o TEA, mas não apenas com esse transtorno, abrangemos outras deficiências dentro dessa abordagem e não é só o CIG, essa capacitação abrange também os usuários do serviço e a família, que será melhor acolhida, tudo isso visando um melhor atendimento, com a abordagem correta para que todos consigamos dar um bom encaminhamento a toda essa demanda, pois não podemos pensar apenas na terapia individual, a família também tem que ser pensada.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)