Objetivo é capacitar esses profissionais para receber turistas que visitam o distrito da zona rural de Gravatá
Comerciantes do distrito de Mandacaru, na zona rural de Gravatá, participam, até a próxima segunda (25), do curso de Qualificação Profissional em Turismo, na Escola Municipal Aderbal Jurema.
O curso, que tem a parceria da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo – SETUR, e da Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur.
O SENAC Vitória de Santo Antão foi a escola escolhida pelo projeto estadual para ministrar as aulas.
Lara Couto, consultora do Senac, será a instrutora do curso. “Eles vão ver a forma como lidar com os clientes no contexto do turismo. Como você vai atrair mais clientes para Gravatá, conhecer essa parte nova de Gravatá, que eu mesma não conhecia. Você fazer uma interiorização maior a respeito do turismo. O curso então vai orientar para lidar com diferentes clientes. Vamos ver a possibilidade de fazer um roteiro, como estamos fazendo em Chã Grande, em que vamos fazer uma rota turística na sexta. Então Gravatá já é muito conhecida na gastronomia, mas tem uma parte ecológica, fiquei encantada com as casas, o clima, a natureza, isso é que precisa estar apresentando essa nova Gravatá. Dá vontade de ter uma casinha dessa, pois é isso o que a gente procura: um conforto com o simples”.
Miriam Gomes da Silva, do restaurante Casa de Mira, cozinheira, participou do curso. “A expectativa é que a gente receba os conhecimentos necessários para atender melhor o turista. Mandacaru está começando a ter um potencial grande, principalmente depois dessa administração que está tendo visibilidade e é importante realmente saber atender esse público”.
A comerciante Marivânia Maria dos Santos opinou sobre o curso. “Eu acho importante e acabei de comentar com meus amigos aqui até para eles que estão começando agora no ramo de arrumar emprego, isso agrega bastante”.
De acordo com Patrick Serapião, diretor de Turismo de Gravatá, “a ideia é transformar Mandacaru numa vila turística e nós entendemos que o distrito já tá com diversos equipamentos turísticos, como restaurantes, bares, condomínios. E com isso, a gente vê a necessidade, já que a gente tem esse fluxo turístico, de ter a qualificação profissional para as pessoas que trabalham nesses equipamentos e para as pessoas também que não trabalham, mas que o turismo, como chegou, também pode ser uma oportunidade de empregabilidade. E qualidade no atendimento turístico a gente entende que é hospitalidade e receber bem é manter essa atividade tão importante economicamente e socialmente para o município. Nós temos o roteiro criativo formado, nós já temos bares e restaurantes funcionando, condomínios, visitação turística, então nós temos uma situação turística aqui. E Mandacaru tem esse potencial. Inclusive, até mesmo pelo fácil acesso pela PE-87, que é pertinho de Gravatá”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)