Prefeitura realiza a Conferência Municipal Popular de Educação de Gravatá nesta terça-feira (21)

Publicado em 21 de dezembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Este dia é o marco para que o município tenha uma educação de qualidade para chegar a quem eles lutam todos os dias, que são os alunos da rede municipal de ensino

 

Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Educação realizou a Conferência Municipal Popular de Educação de Gravatá, que tem o intuito de definir o que será trabalhado na educação da cidade nos próximos anos.

 

É um dia importante para a educação do município de Gravatá e para todos que diretamente estão dando sua contribuição e colaboração na qualidade da educação da rede municipal de Gravatá.

 

Este dia se dará a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) para o ano de 2022, que é uma articulação de entidades nacionais de caráter educacional e social voltadas à educação. Além disso, o Fórum tem o intuito de fortalecer a responsabilidade e o compromisso coletivo com a educação, promover a mobilização e  debate democrático e participativo sobre a educação.

 

A secretária de Educação, Ninha Professora, a executiva da pasta, Joselma Melo, e Amanda Monteiro que é professora e coordenadora da Educação Inclusiva compuseram a mesa da palestra. E também a presença online das palestrantes as professoras doutoras Adlene Arantes e Maria Zélia de Santana e a professora mestra, Célia dos Santos.

 

O Fórum tem a natureza de estimular a participação democrática, gerar um espaço para diálogo, debate, e encaminhamento de proposições para garantir o direito à educação de qualidade e tem como objetivo principal de garantir aos brasileiros acesso a uma educação pública ampla, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social.

 

O tema da Conferência é “Reconstruir o país: A retomada do Estado democrático de Direito e a Defesa da Educação Pública e Popular, com Gestão Pública, Gratuita, Democrática, Laica, Inclusiva e de Qualidade Social para Todos, Todes”.

 

Já o CONAPE tem como lema: “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. 

 

Os Eixos temáticos deste ano são: Décadas de Lutas e Conquistas Sociais em Xeque: O Golpe, a Pandemia e os Retrocessos na Agenda Brasileira; PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação, Direitos Humanos e Diversidades: Justiça Social e, Inclusão; Valorização dos/as Profissionais Da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social e; Construção de um Projeto de Nação Soberana e de Estado Democrático em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação e do PNE.

 

Na ocasião foi convidado a todos para assistirem a uma apresentação cultural do grupo GAMR.

 

À tarde, aconteceu um debate do documento referente às suas problematizações.

 

Ninha Professora, secretária de Educação, explica que: “Um dia especial para Educação de onde será tratado do futuro dos próximos ano da Educação e discutido como deve ser, com democracia, ouvindo as pessoas. Será todo online, agora pela manhã terá três palestras falando dos eixos e a tarde as discussões com professores, profissionais, sociedade civil, pais de alunos, ONGs, instituições, entre outros, e todas essa pessoas vão se unir dentro dos eixos para discutir esses próximos anos sobre a educação de Gravatá, uma série de eixos que serão trabalhos a tarde e que contribuirão para educação. A partir daí é que nós faremos o nosso planejamento dentro do que foi discutido e ouvido de todas essas pessoas”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Marcone Barros (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS