
Equipamentos já recuperados custam mais de R$100 mil e monitoram, atualmente, 14 unidades de saúde do município. Mais 27 câmeras urbanas estão em processo de restauração e irão integrar monitoramento
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Saúde e Departamento de TI, realizou a recuperação de equipamentos de captura de imagem, armazenamento de dados e fornecimento de internet que foram encontrados sucateados no início da atual gestão.

Com a recuperação dos equipamentos e aquisição de outros para a complementação, a gestão do prefeito Joselito Gomes implantou, na sede da Guarda Civil Municipal – GCM, a Central de Monitoramento que, atualmente, monitora 14 unidades de saúde do município, como o Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, UPA 24h e USFs. O equipamento é operado por agentes da GCM 24h por dia que, ao encontrarem alterações, enviam efetivo para averiguação.

Além disso, outras 27 câmeras de monitoramento urbano estão em fase de restauração e integrarão o sistema, que também contará com torres de segurança espalhadas pela cidade, estas que estão em fase de licitação.
Segundo o secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira, os esforços conjuntos de setores da gestão foram essenciais para o sucesso da implantação da central. “Desde o início da gestão, existia uma preocupação muito grande do prefeito Joselito Gomes em ativar o monitoramento em toda a cidade, não apenas da área externa, mas também de alguns pontos internos, como nas escolas e nos postos de saúde, devido à grande quantidade de arrombamentos que ocorreram em nosso município. Sendo assim, numa parceria da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, GCM e Secretaria de Saúde, foram instaladas em 14 pontos da saúde, como hospital, SAMU, UPA, USFs, um circuito de câmeras integradas jugando as imagens aqui para essa Central de Monitoramento, onde a GCM, durante 24h, fica monitorando toda e qualquer ação de pessoas que possam agir de forma a danificar, furtar e roubar qualquer um de nossos equipamentos. Isso é mais uma proteção do erário público, porque toda vez que há um prejuízo, temos que gastar para repor. De antemão nós também estamos recuperando 27 câmeras de segurança para a área externa da cidade, um equipamento que estava sucateado e irão oferecer à população mais conforto e mais segurança.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)