Essa iniciativa traz conhecimento aos educadores e garantem que estejam aptos a agir de forma rápida em situações de emergência dentro do ambiente escolar
Na manhã desta sexta-feira (28), professores da Educação Infantil participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil. O evento aconteceu no auditório da Secretaria e teve como objetivo qualificar os profissionais para atuar com mais segurança e preparo em situações de emergência no ambiente escolar.
A formação foi dividida em dois momentos. No primeiro, a professora Andréa Paula conduziu uma palestra sobre as fases do desenvolvimento infantil. Já no segundo momento, a Defesa Civil junto com o Bombeiro Civil ministrou uma instrução sobre acidentes domésticos e reforçou a importância da Lei Lucas (Lei Federal 13.722/2018), que determina que professores de escolas públicas e privadas sejam capacitados em primeiros socorros.
A iniciativa busca fortalecer o conhecimento dos educadores e garantir que estejam aptos a agir de forma rápida e eficaz em situações de emergência dentro do ambiente escolar.
A auxiliar da creche Tia Ceiça, Ana Cecília, falou da importância dessa iniciativa: “Eu achei importante porque trabalhamos com crianças muito pequenas, então, como estamos sob os cuidado, temos que supervisionar elas e auxiliar no momento da alimentação que é importante esses auxílios e ensinamentos para que a gente consiga fazer essas manobras caso seja preciso”.
Já Jaira da Silva, professora da Creche do CAIC, opinou: “Essas informações foram de grande importância para professores, auxiliar e cuidador, ele venha fazer essas manobras para que não haja nenhum tipo de acidente com essas crianças”.
Joselma Melo, secretária de educação, explicou que: “Estamos aqui hoje fazendo este momento formativo com todos os professores da educação infantil tendo nesse primeiro momento ele estão aprendendo sobre as fases do desenvolvimento infantil e nesse segundo momento em parceria com a defesa civil vamos falar da Lei Lucas que é de grande importância para os nossos estudantes e todos os profissionais precisam realmente ter esse conhecimento caso precisem dos primeiro socorros dos nossos estudantes”.
Jonas Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Gravatá, comentou sobre o que foi abordado: “Hoje a Defesa Civil está trazendo a apresentação do que é o projeto da Defesa Civil na Escola. Então, no dia de hoje nós trazemos as prevenções de acidente doméstico, cuidado com incêndio, situações com gás, com energia, com panelas e vamos focar com os professores das creches do município justamente a Lei Lucas que é uma obrigação legal dos municípios capacitarem profissionais da área escolares para atuarem em situações de primeiros socorros, principalmente nas questões de desengasgo”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)