Ação reforça a importância do cuidado em saúde mental e o fortalecimento da rede de atenção no município
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o CAPS Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), realizou nesta quinta-feira (16) um encontro com profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Família, reunindo médicos, enfermeiros e dentistas.
A atividade, que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), teve como objetivo promover o matriciamento em saúde mental, fortalecendo e capacitando os profissionais da atenção básica para o cuidado integral e o trabalho em rede.
Durante o encontro, a psicóloga do CAPS II, Graça Borges, conduziu atividades práticas e destacou a importância de cuidar também da saúde mental dos próprios profissionais, que estão na linha de frente do atendimento à população.
A coordenadora do CAPS II, Cristiane Alves, reforçou a relevância do momento: “Hoje estamos promovendo um encontro com os profissionais das unidades básicas de saúde da família, médicos, enfermeiros e dentistas, com a intenção de capacitá-los, fortalecê-los e falando da importância das articulações de rede em todos os serviços, porque a saúde mental está em todos os lugares. Então esse encontro é um momento de aprendizado, um momento de fortalecimento para que a saúde mental seja uma política potencializada e fortalecida aqui em Gravatá”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)