Profissionais de Saúde de Gravatá participam de capacitação sobre sistema Saúde Digital 

Publicado em 09 de outubro de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Palestra de Severino Catão Rodrigues, representante do COSEMS-PE no Grupo de Trabalho de Saúde Digital do CONASEMS, foi o responsável em fortalecer o uso dessa tecnologia no município

 

 

 

Médicos, enfermeiros e odontólogos da Atenção Primária em Saúde de Gravatá participaram de capacitação sobre o sistema Saúde Digital, uma tecnologia digital e eletrônica que ajuda na eficiência e no acesso aos serviços de saúde no município. O evento aconteceu na tarde da quinta (09), na Igreja Anglicana do bairro Cohab II.

 

 

Entre os recursos usados por este sistema, que é promovido pelo Ministério da Saúde, estão telemedicina, prontuários eletrônicos e inteligência artificial para oferecer serviços mais rápidos, personalizados e acessíveis aos usuários do SUS de Gravatá. 

 

 

A palestra foi de Severino Catão Rodrigues, que é estatístico Sanitarista do Ministério da Saúde cedido à Secretaria de Saúde do Recife, mestre em Saúde pela FIOCRUZ e representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) no Grupo de Trabalho de Saúde Digital do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS).

 

 

Iza Barros, do Apoio de Território da Secretaria de Saúde de Gravatá, explicou que “esta capacitação foi uma solicitação do coordenador de Atenção Básica, dr. Mateus, para que os profissionais se inteirassem mais sobre Saúde Digital, que é a informatização do sistema de saúde de Gravatá. E ele veio para fortalecer o uso dessa ferramenta, porque  algumas unidades já trabalham informatizadas e ele veio fortalecer essa ideia do quão é importante tudo estar no sistema. A gente acessa pelo SUS, pelo CPF todo o histórico do paciente. Antigamente, a gente tinha o prontuário físico e isso era muito restrito de cada unidade, então se eu fosse daquela unidade de saúde, meu prontuário ficaria restrito àquela unidade. Se eu fosse para outra unidade teria que abrir um outro prontuário. Hoje, com esse sistema, que é o Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC, a gente tem acesso geral em qualquer unidade do município. Então a gente consegue ter um histórico clínico do paciente mais efetivo”.

 

Eliane Cristina, diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Gravatá, complementou: “Após este momento com Severino Catão, dr. Mateus e Iza vão dar continuidade falando sobre o banco de horas nas Unidades de Saúde de Gravatá, que é uma solicitação da nossa secretária de Saúde, Viviane Sanjurjo, porque algumas unidades já são informatizadas, outras vão ganhar novos computadores e aí a gente vai começar a fazer implantação de banco de horas nas unidades. Então, cada paciente vai ter o seu horário de atendimento marcado, como se fosse uma clínica particular. Uma evolução do SUS de Gravatá, uma conquista que a população merece”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS