Com o tema “Ensino Estruturado como Estratégia para a Inclusão Escolar”, capacitação reuniu quase 200 profissionais da rede municipal do Atendimento Educacional Especializado
Na manhã da sexta-feira (01), o auditório da Secretaria de Educação de Gravatá recebeu professores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para mais uma formação continuada voltada à Educação Inclusiva. O encontro contou com a participação de quase 200 profissionais, entre educadores, auxiliares e especialistas, que integram a rede municipal de ensino.
Com o tema “Ensino Estruturado como Estratégia para a Inclusão Escolar”, a formação teve como objetivo apresentar metodologias e práticas pedagógicas que favoreçam uma inclusão mais eficaz dos estudantes com deficiência nas unidades escolares. O ensino estruturado é uma abordagem que organiza o ambiente, o tempo e as atividades de forma clara e previsível, bem como promove maior autonomia e aprendizado para os alunos atendidos.
A iniciativa da Prefeitura de Gravatá tem o objetivo de garantir, cada vez mais, uma educação pública de qualidade, acessível e acolhedora. Ao investir na capacitação contínua dos profissionais, o município fortalece as ações voltadas para o atendimento às necessidades educacionais específicas dos estudantes e promove uma escola cada vez mais inclusiva e humana.
A coordenadora da Educação Inclusiva de Gravatá, Amanda Monteiro, explica sobre a realização da capacitação e como irá impactar a educação municipal. “Essa formação é para toda a equipe da Educação Inclusiva de Gravatá, são quase 200 profissionais e vamos trazer como tema “Ensino Estruturado como Estratégia para a Inclusão Escolar” que visa trazer estratégias para que os profissionais de apoio, os professores de AEE desenvolvam uma inclusão escolar mais eficaz com os estudantes da nossa rede.”
“A gestão do prefeito Joselito Gomes tem feito um esforço constante para oferecer formações e oportunidades de crescimento aos nossos educadores. Acreditamos que, quanto mais preparados estiverem os nossos professores, melhor será a qualidade da educação oferecida aos nossos alunos, neste caso, especialmente aos nossos estudantes com deficiência”, destacou a secretária de Educação, Joselma Melo.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)