Apoio da IV GERES é importante para trazer conhecimentos teóricos e práticos para os agentes que têm contato direto com a comunidade
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, percebeu uma certa fragilidade e necessidade dos agentes de endemias sobre a Doença de Chagas e, com articulação e apoio da IV Gerência Regional de Saúde (GERES), realiza qualificação e capacitação referente ao Programa de Chagas no município.
É importante o nivelamento de informações de campo sobre a doença de Chagas para melhorar a qualidade do serviço em saúde da população. Serão dois dias de atividades, na quarta-feira (01) com aulas teóricas e na quinta-feira (02) com aulas práticas na Zona Rural do município, ministradas pela bióloga e sanitarista da IV GERES, Daniele Bandeira, pelo agente de saúde da FUNASA, Hermes José Batista, e pela sanitarista da IV GERES, Josiene Miranda.
Márcio Santos, agente de endemias, opina sobre o treinamento: “É de extrema importância essa abordagem do conhecimento, porque como você falou estamos na ponta com a comunidade. Então, toda essa informação técnica é importante para identificação desses casos, possivelmente do diagnóstico e o encaminhamento devido desses pacientes”.
Daniele Bandeira, bióloga e sanitarista da IV GERES, comenta sobre a importância de ter essa expansão de conhecimentos: “É importante esse nivelamento de informações em relação aos agentes de endemias porque eles trabalham e estão em campo, estão diretamente relacionados com a população. São agentes de saúde pública, então eles têm a responsabilidade de passar as informações da forma mais correta possível”.
Tárcila Saborido, diretora de Vigilância em Saúde, comenta sobre essa articulação para que os agentes possam adquirir mais conhecimentos teóricos e práticos: “Então articulamos isso ano passado para que esse ano a equipe técnica do nível estadual da IV Regional de Saúde viesse trazer todas a possibilidades através de identificação através do vetor, de como agir diante de um caso suspeito e realizar ações de controle para essa doença. Então, hoje está sendo um momento de qualificação, eles nunca tiveram esse tipo de capacitação e estamos realizando hoje para um aproveitamento e ação para nosso município”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)