Alunas e alunos da instituição participaram da confecção da cartilha Salve Marias e foram orientados quanto ao enfrentamento da violência doméstica
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, realizou a culminância do Programa Maria da Penha Vai à Escola, na Escola Capitão José Primo, na manhã da terça-feira (05).
No programa, a equipe da SECMULHER realizou oficinas em quatro escolas municipais, com cerca de 800 alunas e alunos, com o objetivo de orientar os discentes do ensino fundamental quanto ao enfrentamento da violência doméstica, visto que o número desse tipo de agressão cresce sempre no Brasil e, não diferente, em Gravatá.
Na culminância os alunos realizaram uma exposição com cartazes e elementos sobre o tema, bem como uma encenação de violência doméstica com um tom de comicidade para que os alunos assimilassem bem o assunto. O prefeito Joselito Gomes, a secretária da pasta, Ester Gomes, e o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, participaram desse momento.
Uma das alunas que participou do teatro, Ana Letícia, fala sobre a representatividade desse programa para ela. “Foi muito importante, não só aqui, mas também nas outras escolas onde foi realizado esse projeto, porque eu lembro que antigamente se fazia palestra, todo mundo fingia que entendia e depois ficava por isso, Mas ao trazer o programa, pedir para as pessoas fazerem a peça, as apresentações, falar sobre, dinâmicas, tudo isso foi bem importante sim. Trouxe uma diferença, apesar do número da violência só aumentar, é uma forma de tentar diminuir ao máximo. Tanto a encenação, quanto a parte de produzir a cartilha, foi muito interessante pra mim, pois estava no meio de artistas, de pessoas que queriam realmente fazer.”
“Hoje se consolida esse programa de forma muito satisfatória e muito feliz por essa caminhada nas quatro escolas escolhidas para receber o programa. A receptividade foi muito grande de parte das alunas, alunos, professores e hoje estamos aqui nessa culminância com resultados muito satisfatórios, onde houve todo o envolvimento dos estudantes”, ponderou a secretária Ester.
O prefeito Joselito destaca a contribuição do programa com cada participante. “Os alunos e alunas estiveram bastante envolvidos, hoje estamos observando todo um trabalho que foi realizado, um material que foi produzido, ou seja, uma tomada de consciência, porque precisamos, diariamente, conviver em casa, na escola, em qualquer outro ambiente. Eu, você, nós precisamos fazer um esforço para que tenhamos uma convivência pacífica e respeitosa. Esse trabalho foi muito importante, bem desenvolvido, bem assimilado e é assim que demonstramos o compromisso que temos com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)