Aulas de fotografia profissionalizam adolescentes e culminam em exposição fotográfica na festa de 100 anos do distrito
No distrito de Mandacaru, um projeto tem transformado a visão de adolescentes através da arte da fotografia. O projeto “Ver para Ler” oferece aulas teóricas e práticas aos jovens locais, com o objetivo não apenas de profissionalizá-los, mas também de expandir seus horizontes.
Ministradas pelos instrutores Wellington Lúcio e Lucas Silva, do Centro Cultural Sol Brilhante, as aulas têm ocorrido aos finais de semana do mês de abril. A culminância do curso será uma exposição fotográfica durante a festa de 100 anos do distrito, o que proporcionará aos alunos uma oportunidade única de compartilhar sua visão de mundo com a comunidade. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.
Victor Emanuel, um dos aprendizes, fala sobre a contribuição desse curso em sua vida. ”Esse projeto veio trazer muitos benefícios para a comunidade e despertar nossa criatividade, enquanto moradores daqui, para termos um olhar diferente para a comunidade. Aprendi a parte prática e teórica, a olhar diferente e tirar proveito diante das dificuldades.”
Lucas Silva, que coordena o projeto, afirma que ”esse projeto tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo e o apoio da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e tem o objetivo de despertar o olhar dos adolescentes e desenvolver o conhecimento da história da fotografia e como trabalhar com os equipamentos de forma adequada e despertar o olhar diferenciado ao local onde vivem. Como produto dessa oficina, vamos produzir uma exposição fotográfica que será um dos objetos da festa de 100 anos de Mandacaru.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)