Ruas Lamartine de Farias Castro e Josilene Maria de Carvalho passam por intervenções no trânsito para melhorar fluidez e segurança

Tags: , , , ,
Publicado em 02 de abril de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

A gestão municipal reforça a importância de os condutores ficarem atentos às novas sinalizações e respeitarem as regras de trânsito para garantir a segurança de todos

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e do Departamento de Trânsito, está promovendo uma série de intervenções viárias no município com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e garantir mais segurança para condutores e pedestres.

 

Uma das mudanças ocorre na Rua Lamartine de Farias Castro, onde os motoristas podem seguir em direção à Via Local ou optar por convergir para a Rua Josilene Maria de Carvalho, que agora passa a ter sentido único até as imediações da Travessa Agamenon Magalhães com a Rua 12 de Outubro, popularmente conhecida como Rua do Coqueiro.

 

Já para quem trafega pela Travessa Agamenon Magalhães, há a possibilidade de convergência tanto para a Rua Josilene Maria de Carvalho quanto para a Rua do Coqueiro. Enquanto isso, a Avenida Agamenon Magalhães mantém seu fluxo normal de veículos.

Vale destacar que entre as ações também estão sendo implantadas novas placas de sinalização vertical e a implantação de sinalizações horizontais, medidas que visam disciplinar o tráfego em pontos estratégicos da cidade.

 

Morador há mais de 40 anos, Manoel Lourenço dos Santos, aprovou essa iniciativa: “Achei muito bom. Agora vai ficar mais organizado porque aqui o movimento era muito grande, pela manhã nem tanto, mas quando é final de tarde fica um trânsito horrível, as pessoas também andam em velocidade. Agora vai melhorar muito”. 

O comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva, explicou que: “A Prefeitura Municipal de Gravatá por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e do Departamento de Trânsito vem realizando melhorias na Rua Lamartine Farias de Castro com a Rua Josilene Maria de Carvalho no intuito de preservar pela segurança no local dos transeuntes e dos condutores de veículos, trazendo mais fluidez do trânsito de Gravatá. Vale destacar também que a Travessa Agamenon Magalhães há a possibilidade de convergência tanto para a Rua Josilene Maria de Carvalho quanto para a Rua 12 de Outubro, conhecida como a Rua Coqueiro. Consequentemente facilitará bastante o nosso fluxo”. 

 

Agostinho Santos, diretor do Departamento de Trânsito, detalhou que: “Como todos sabem está chegando a Semana Santa e temos a certeza de que será um movimento muito grande, por isso nós temos que dar um cuidado maior a fluência do trânsito, eu me refiro a fluir e fluir com segurança. Aqui especialmente nesta Rua Lamartine de Farias Castro que converge com a Avenida Agamenon Magalhães há um trânsito muito intenso e perigoso. Então resolvemos fazer uma mudança no sentido do trânsito. A Avenida Agamenon Magalhães continua sem alteração, quem vem do Hospital para o centro da cidade, ao se aproximar do Colégio Cleto Campelo pode continuar em frente ou girar à direita. Quem vem do centro da cidade com destino ao Hospital poderá passar em frente ou convergir à esquerda e a Rua Lamartine de Farias Castro continua com sentido duplo, mão e contramão. Apenas esse setor dessa subida que é íngreme nós passamos a desviar o trânsito à direita de quem vem da Via Local com destino ao centro da cidade, pela Rua Lamartine de Farias Castro terá que vira à direita na Rua Josilene Maria Magalhães e vai em frente e esta rua que era sentido duplo será apenas uma mão. Então fica bem claro que a Agamenon não tem alteração, apenas vai melhorar o trânsito porque nessa saída da Lamartine para a Agamenon há um perigo muito grande de quem vem saindo. Haverá outras mudanças em nossas ruas de nossa cidade, tudo isso com a intenção de o trânsito fluir melhor e fluir com segurança, evitar que haja acidentes e que haja trânsito interrompido em algumas ruas da nossa cidade. Este ano conseguimos adquirir uma máquina de pintura que nos ajuda bastante na questão de pintura de meio fio e sinalização horizontal. É uma máquina moderna, pequena, leve e fácil de operar, por isso nós estamos que o trânsito de Gravatá está progredindo ao mesmo tempo que está progredindo a nossa cidade”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM) 

Fotos aéreas: Eliese Henrique


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS