Festividade que faz parte do São João de Gravatá também acontece em Mandacaru, Uruçu-Mirim e Avencas
Na quinta-feira (13), aqueles que pensaram que o São João em Gravatá tinha acabado, se enganaram. O distrito de São Severino, localizado na Zona Rural da cidade, recebeu a festividade com muita alegria, forró pé de serra, apresentações de quadrilha e Bacamarteiros.
A comunidade compareceu em peso para conferir de perto e aproveitar essa festividade tão esperada por todos. O grupo Bacamarteiros Pé de Serra encantou a todos com seus atiradores, que usam o bacamarte para efetuar disparos de pólvora seca em manifestações populares e fizeram com que todos pudessem apreciar as apresentações.
Logo em seguida, a quadrilha junina entrou em cena, trazendo consigo os encantos da cultura nordestina. Com suas coreografias coloridas e animadas, a quadrilha Junina Traquejo deu um verdadeiro show, deixando todos os presentes encantados.
O arrastado do pé ficou por conta da banda Expresso é Show, que animou o público com músicas do forró tradicional.
O prefeito Joselito Gomes esteve presente junto a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a administradora distrital de São Severino, Jocilene Ferreira, o administrador distrital de Mandacaru, Roberval, os vereadores Cabritinha e Tonho da Rodoviária, além de secretários e executivos da gestão municipal.
José Diniz conhecido como Nego da Local Link, sócio-proprietário da Local Link, veio da cidade com sua esposa e filha para curtir a festa no distrito: “Como a gente curte muito a cultura gravataense, a gente soube que estava uma cultura no distrito de São Severino, juntamente com a banda local, com a quadrilha Traquejo e os Bacamarteiros. A gente veio de Gravatá para cá poder acompanhar a festa porque queira quer não é uma cultura de Gravatá que está sendo distribuída em todo território”, destacou.
A administradora distrital de São Severino, Jocilene Ferreira, falou de como é importante o olhar do prefeito Joselito Gomes para promover e fomentar a cultura nordestina no distrito: “É uma cultura que o pessoal daqui da região curte muito, estavam esperando muito o São João em si. A comunidade está muito satisfeita com o trabalho do prefeito porque só nessa gestão que a comunidade conseguiu alcançar isso, de ter uma festa dedicada ao distrito sobre a cultura do nordeste e curtir o São João na própria comunidade”.
O prefeito Joselito Gomes, estava radiante com as apresentações que aconteceram no distrito na noite de quinta: “De modo que todos os distritos serão contemplados com essa festa maravilhosa, é uma festa família, a população de São Severino está aqui se divertindo, presente, participando, se divertindo apresentação de quadrilha, bacamarteiro, uma banda com repertório excelente, comidas típicas, a fogueira e tudo isso tem haver com nossa cultura nordestina. O trabalho avança porque nosso compromisso é com as pessoas”.
Para que a comunidade aproveitasse o momento de forma tranquila, a segurança do São João da Gente no distrito de São Severino foi feita pela Guarda Civil Municipal de Gravatá e pela Polícia Militar de Pernambuco.
O São João da Gente em Gravatá continua a todo vapor, levando diversão e tradição para os diversos distritos e comunidades da região. É uma oportunidade de celebrar a cultura nordestina, fortalecer os laços comunitários e curtir momentos inesquecíveis ao som do autêntico forró pé de serra.
Confira a programação do São João da Gente nos distritos:
Mandacaru:
Sexta – 14/07 às 20h
Junina Traquejo
Grupo Junino Farrear
Cydia Lima
Michel Brocador
Uruçu-Mirim:
Sábado – 15/07 às 19h
Junia Portal do Agreste
Bacamarteiros Batalhão 78
Danilo Henrique
Renato Souza
Avencas:
Domingo – 16/07 às 18h
Grupo Junina Farrear
Junina Rastapé
Gercino Vanerão
Léo do Acordeon
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)