Atrações de peso foram parte das responsáveis pelo sucesso de público e consequente aumento da circulação econômica no período que é considerado o Natal do Nordeste
O mês de junho de 2024 ficará marcado na história de Gravatá como um período de grande crescimento e sucesso, graças ao maior São João já realizado na cidade. A festa, que atraiu milhares de turistas, teve um impacto direto e positivo na economia do município, com capacidade total na rede hoteleira e um aumento significativo nas vendas de até 100% no comércio local, em lojas de roupas com recordes de vendas, e superlotações em restaurantes e supermercados.
Os resultados alcançados são frutos dos esforços da gestão pública municipal, que, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, investiu na estrutura e na grade de atrações musicais de renome nacional. Artistas como Wesley Safadão, Xand Avião e Nattan foram alguns dos destaques que animaram o público e garantiram o sucesso do evento.
Com esses resultados, Gravatá reafirma seu potencial como destino turístico de destaque e mostra que, com uma gestão comprometida e visionária, é possível alcançar grandes feitos e benefícios para toda a comunidade.
De acordo com Edjan Ferreira, corretor especialista em condomínio, o crescimento de locação por temporada foi extraordinário: “Para se ter uma ideia, no início de abril eu comecei a alugar casas para junho, tendo um crescimento formidável e tornou a cidade vitrine para poder fazer vendas futuras. Eu tenho prospectado mais de cinco clientes que gostaram do condomínio onde ficaram alocados para poder fechar venda futura. E já tenho programado para a próxima festa locação para o final de semana. Muitos clientes estão procurando por conta dessas festas”.
A alta demanda em procura por hospedagem no festejo, o gerente de reserva do Hotel Três Palmeiras, Wellington Silva, contou que: “A demanda foi alta, foi 100%, os eventos foram bastante gratificante para todos nós que fazemos parte da área do turismo, e a rede hoteleira cada vez mais está se preparando para receber os turistas em Gravatá. Então, deu para ver a importância de grandes eventos que vem acontecendo aqui e esperamos que os investimentos possam acontecer cada vez mais. Parabéns a toda equipe gestora, principalmente ao pessoal do turismo que vem cada vez mais fazendo e trabalhando pra coisa pode acontecer”.
Com relação a superlotação em relação a bares e restaurantes devido a uma culinária impecável e saborosa que Gravatá oferece, para esse segmento só houve crescimento. De acordo com o proprietário do restaurante Cantinho da Paz, Henrique Guimarães, o São João deste ano foi bastante assertivo: “O movimento do São João 2024 foi extraordinário, tivemos uma demanda de novos clientes que denominamos turistas que conheceram nossa casa, nossa empresa, nossa culinária, nosso produto e nosso serviço e a gente parabeniza o trabalho da gestão que trouxe esse evento grandioso para nossa cidade. A gente cresceu esse ano em relação ao ano passado, a gente teve o aumento em média de 40% em faturamento e de novos clientes eu creio que acompanhou os 40%”.
Ivanildo Santos, presidente da Associação dos Empreendedores da Praça de Alimentação e proprietário da lanchonete FrangBurg, tem seu estabelecimento localizado na Avenida Joaquim Didier, comentou que:“O movimento foi muito positivo, percebemos que o público foi maior. No domingo, véspera de São João tivemos uma superlotação, foi muito positivo. Foi muito mais do que a gente esperava, estamos na Praça da alimentação e estamos à disposição para somar com relação aos resultados. Comparando ao São João de 2023 em torno de 40% em volumes e de resultado em especial no Polo da Sanfona que é nosso comércio”.
A vendedora ambulante que estava com sua barraca no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, Advoneide Maria, falou sobre o giro econômico nos festejos juninos: “Para mim o São João de Gravatá foi maravilhoso porque me deu a oportunidade de comprar umas coisas para mim que eu estava precisando. Foi o melhor São João que teve em Gravatá foi esse, as vendas maravilhosas, eu trabalho com espeto, batata frita, caldinho, então para mim foi só sucesso”.
A empresária Eduarda Arruda, destacou o crescimento na área de beleza em torno de 60% a 70% em comparação ao ano passado: “Aqui a gente viu uma melhora muito grande, a gente recebeu pessoas de várias cidades e estados, como por exemplo de Arapiraca, vieram umas meninas aqui, super animadas com as comemorações que a gente estava tendo e em comparação ao ano passado eu acho que em torno de 60% a 70% movimento bem acima do que a gente teve no último ano”.
Também do segmento beleza focado no público masculino, Paulo Roberto, proprietário da barbearia Matuto Sofisticado, comentou que: “Tivemos o aumento de quase 40% comparado a junho do ano passado. Aqueceu bastante a barbearia, nosso segmento cresce em eventos como esse São João, Semana Santa e Natal, o pessoal fica mais animado para dar um trato no visual, fazer barba e tantos outros serviços em estética. Gravatá é uma cidade turística com muitos recursos e para meu segmento não foi diferente”.
Já o proprietário da Barbearia Nitinho Cortes, Nitinho, opinou sobre o número de atendimento no São João: “Houve bastante. É muito bom quando tem essas festas porque movimenta bastante. A média de cortes aumenta em 70% a 80% a mais do que a gente costuma fazer no dia-a-dia. A demanda de todo o comércio vai aumentando de acordo com essas festas”.
Simone Lima, empresária e proprietária da rede do Supermercado Santana, falou sobre as demandas do seu estabelecimento: “Só tenho a agradecer à gestão por trazer um evento tão grandioso para Gravatá e isso reflete dentro das nossas lojas. Então, para mim mesmo tivemos um crescimento de faturamento do ano passado para esse gigantesco. As lojas do centro que são um pouco mais apertadas por causa do espaço e por questões do estacionamento tivemos uns 30% de faturamento, e essa que foi uma reinauguração da loja 2 a gente 100% a mais no faturamento”.
De dentro de uma das grandes lojas do município de Gravatá, Matheus Caroatá, diretor da loja Caroatá Home Center, destacou a importância das festas que geram economia para o comércio: “Movimentou bastante. Ficamos muito felizes com o que aconteceu aqui na cidade, a gente viu aqui da cidade cheia, nossa loja também. A gente tem o aquecimento antes do São João e vamos sentir o acontecimento após o São João porque o dinheiro gerou na cidade, então foi muito importante”.
Célio Ribeiro, empreendedor e proprietário da loja Atitude Fashion localizada no centro da cidade, relatou sobre as vendas: “As atrações criaram fluxo na cidade e o desempenho do comércio foi bem positivo. A gente se programou e precisou fazer reposição, zeramos algumas peças e tivemos que comprar novamente. As vendedoras se saíram bem, bateram as metas, a loja também e no final que fica é o saldo positivo de satisfação do comércio”.
Felipe Peixoto, empresário e proprietário da Dromedário contou como foi as vendas nos festejos juninos em Gravatá: “Batemos recordes de vendas nesse São João. A gente teve um São João que foi acima do esperado, acima da média. Aqui em Gravatá a gente pode dizer que foi surreal para gente, positivo demais. Eu nunca vi, na verdade, essa quantidade de gente, de carros transitando na cidade, nos condomínios, nos restaurantes, realmente o comércio lotou, lojas e acho que todo mundo vendeu muito”.
Caloi Taxista integra a diretoria da Associação dos Taxistas de Gravatá, e pontuou sobre a alta demanda com relação às corridas de táxis: “Os táxis rodam bastante, todo mundo satisfeito. A demanda foi muito grande e todo mundo conseguiu levantar o seu pão de cada dia. Quando terminou o evento para a gente dar conta foi impossível, mas das forças que a Associação deu com todos os taxistas, a gente conseguiu atender a demanda. Fomos chamados mais para condomínios e hotéis, a demanda foi muito grande”.
Devido a superlotação em Gravatá, a organização e alteração em alguns pontos do trânsito foi fundamental para ajudar no tráfego de automóveis e na segurança dos condutores. A moradora e corretora, Alba Lins, falou que: “Sobre o trânsito foi muito organizado, fechou todas essas ruas, a Rua João Pessoa, ficou só funcionando a Sérgio Loreto, aqui colocaram placas, foi tudo organizado, os guardas municipais estavam sempre aqui. Eu parabenizo muito a prefeitura pela organização do trânsito, foi tudo organizado, tudo certinho e não teve problema de nada aqui, nem de manhã, nem de tarde, nem de noite”.
Reportagem: Ana Paula, Mathilde Souza e Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)