Evento é realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
A força e a ancestralidade da cultura negra foram celebradas no Sarau Julho das Pretas, na noite da quarta (30), no secular Mercado Cultural de Gravatá.
A realização do evento foi da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e da Diretoria de Cidadania e Diversidade, e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR.
A programação teve apresentações culturais do projeto da Secretaria da Mulher, “Elas Encantam”, do grupo de dança do Instituto Abdalazis de Moura, do Centro Cultural Sol Brilhante e do grupo de capoeira N’Golo, do mestre Muriçoca, além de recital de cordéis e poesias que exaltam a identidade e resistência da população negra.
Na ocasião, também foi entregue o 2º prêmio “Mulher Resistência Negra”, que este ano homenageou Andrea Santos, na cultura, Silvania (Negona), na saúde, e no sócio político, a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes.
Acompanhada da equipe da pasta, Ester destacou o motivo desta celebração por meio do sarau. “Este é o terceiro ano que a gente realiza o Sarau em razão do Julho das Pretas, que tem como objetivo de fato poder fomentar cada vez mais essa importância das políticas voltadas para a igualdade racial. Então também isso está dentro de uma data importantíssima, muito expressiva, que é o dia 25 de julho, que é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Então isso vem como resultante e fruto de muitas lutas que foram e têm sido encampadas por muitos movimentos, sempre nesse intuito da valorização da Mulher Negra, do seu empoderamento, do resgate de suas ancestralidades, da importância de isso ser fomentado a partir dos processos de educação, de políticas sociais, afirmativas, que possam de fato promover e estar cada vez mais fomentados. A importância da mulher e da mulher negra na sociedade. O Conselho de Promoção de Igualdade Racial, que é o COMPIR, a Secretaria da Mulher, através da Diretoria de Cidadania e Diversidade. Então esse é o compromisso com a gestão pública municipal tem, dentre as várias políticas, também essa política da igualdade racial. Então aqui hoje teremos, durante essa noite, várias apresentações culturais. Então é uma grande celebração, reunindo vários movimentos culturais aqui do nosso município, a participação de escolas, a participação das mulheres, que são também, que integram os vários programas da Secretaria da Mulher. Então é essa grande junção de forças e que sempre com o propósito, de enaltecer a importância dessa data”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)