Saúde bucal: Serviço de confecção de prótese dentária traz sorriso e autoestima de volta para moradores de Gravatá

Tags: , , ,
Publicado em 30 de setembro de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Equipe empenhada do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO do município tem entregue mais de 120 próteses por mês e devolve saúde bucal para quem procura o serviço

 

 

Ao cuidar do sorriso das pessoas, a Prefeitura de Gravatá demonstra que a saúde bucal transforma a vida delas para muito melhor, com mais esperança e dignidade.

 

 

Isso está sendo possível por meio do serviço de confecção de próteses dentárias gratuitas, que acontece no Centro de Especialidades Odontológicas Gravatá, que fica no bairro Cruzeiro, na antiga SUCAM.

 


 

Nos bastidores, profissionais dedicados trabalham com precisão e carinho para devolver sorrisos e confiança a quem mais precisa. Cada molde, cada ajuste carrega esperança, dignidade e inclusão social.

 

 

Maria José de Lima Souza, aposentada, mora na Área Verde/Cohab 1, na área urbana, foi uma das usuárias do SUS de Gravatá que recebeu a prótese na segunda (29). “Eu achei muito bom o serviço. Quando eu soube, aí eu fui no posto na Área Verde, marquei, esperei e quando ligou eu vim. Estou muito agradecida por esse serviço. Para onde você vai, é bem recebido, no postinho, no hospital. Eu conheço uma mulher que está esperando ligarem para vim também, já está na expectativa esperando. E agora estou sorrindo feliz da vida. Muito obrigada!”.

 

Maria José Bento, agricultora, moradora do Sítio Maria Isabel, também saiu do CEO com um sorriso novo. “Acho o serviço daqui ótimo, porque sempre que eu vim aqui fui bem atendida. Faz um tempo que eu tava precisando de uma prótese, pois arranquei um dente lá no Posto de Russinha faz uns 5 anos, aí estava incomodando muito, até o maxilar estava indo para o lado, pela posição de mastigar, aí eu fui no postinho, o encaminhamento veio de lá e aqui graças a Deus está resolvido. Agora estou sorrindo feliz da vida. Agradeço muito o atendimento, pelo médico que trata a gente muito bem e que continue assim”.

 

O odontologista Ademesiano Júnior explicou que “estamos aqui num programa de próteses, um programa que há muito tempo vem sendo acompanhado aqui em Gravatá, o dinheiro vem direto do Ministério da Saúde e todo mês a Prefeitura faz o repasse para a gente. Então a gente executa em torno de 120 a 130 próteses ao mês e  com isso dando uma grande atenção à saúde bucal do nosso município, que tanto necessita. Prótese dentária, como vocês sabem, não é uma coisa que a gente pode dizer que é barata e esse programa só vem fomentar a necessidade da nossa população por não ser um serviço tão barato e aqui ser gratuito graças ao Governo Federal, que repassa através do Ministério da Saúde, e a Prefeitura mês a mês está mandando a gente fazer, então isso é muito bom para a população. Caso precise de algum ajuste, existe o conserto da prótese. Então depois de toda a prótese elaborada, realizada e entregue, a prótese passa por adaptações, alguém não se adapta ou está machucando em algum local, daí o paciente tem um dia de retorno, só procurar a gerência daqui do CEO para ver o dia de retorno só de conserto”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS