Sede da secretaria foi o espaço acolhedor do evento, que destacou conquistas delas na sociedade
Um momento descontraído, com música, bazar e jantar especial, foi oferecido para mulheres trans na noite da segunda (31), pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e da Diretoria de Cidadania e Diversidade.
Fabiana Pimentinha, cantora, além de participar do jantar, celebrou os presentes, junto com Lelêka Costa ao violão, que é diretora de Cidadania e Diversidade da Secretaria da Mulher, com músicas que fazem todo mundo cantar. Ela disse: “Eu vinha para Gravatá hoje à tarde e numa grande coincidência Ester perguntou se eu poderia esticar para participar de uma grande reunião com as mulheres trans de Gravatá e estou aqui. Fiz questão de estar presente, cantamos, conheci um pouco do trabalho de Ester Gomes aqui e Gravatá é uma cidade do meu coração. Sou gravataense de coração, tenho uma casa aqui, moro em Recife e estar presente nessas ações é muito importante para mim, porque fortalece e precisamos estar juntos sempre”.
Miss Gravatá Trans 2023, Priscila Leão, esteve no evento promovido pela Secretaria da Mulher. “É uma representatividade grande para a gente, a Secretaria da Mulher sempre se compremetendo conosco, a nossa causa, dando a mão para a gente, isso é muito importante, para que a gente mostre projeto, que venha se conectar mais, posso compartilhar nossos momentos. Com isso, todas as mulheres trans possam entender o que a gente passa, porque na comunidade existe um atrito muito grande, o que deve ser mudado. Com o meu legado de Miss Gravatá Trans a gente teve um apoio grande, sempre sou convidada para eventos e sempre estou presente, porque é de grande importância pra gente, porque vamos tendo entendimento no meio. É muito importante que a sociedade veja que a prefeitura tem aquele acolhimento com a comunidade”.
De acordo com Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, “essa é uma iniciativa previamente pensada dentro da construção da política LGBT, nesse caso com foco específico nas mulheres trans, então é um momento onde a gente possibilitou esse acolhimento trazendo elas em forma de um momento mais festivo, que foi um jantar, e outras atividades, um bazar solidário na perspectiva de que essa política possa estar se fortalecendo cada vez mais. A Secretaria busca sempre promover encontros dessa natureza para que a gente possa fortalecer a política e construir de fato com quem faz parte dela, com quem se compreende parte integrante dessa política. É mais uma iniciativa da gestão pública municipal, da gestão do prefeito Joselito Gomes, com foco na Diretoria de Cidadania e Diversidade”.
Estavam presentes também outras integrantes da equipe da Secretaria da Mulher de Gravatá, com a executiva da pasta, Gleizy Gueiros, a advogada e assessora jurídica, July Karen, a psicóloga, Juliana Vieira, a diretora de cursos, Ana de Jaci, e a estagiária de Direito, Amanda Salgado.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)