A ação inédita é em alusão à campanha dos 21 Dias de Ativismo e a iniciativa contou com a participação de profissionais de salões de beleza e estética que irão atuar como agentes multiplicadores
Nesta quarta-feira (27), a Associação Xegamiga e a Secretaria da Mulher de Gravatá realizaram uma ação inédita em alusão à campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento promoveu a capacitação e o credenciamento de salões de beleza e estética, criando uma rede de parceiros engajados no enfrentamento à violência de gênero.
A iniciativa contou com a participação de profissionais do setor, como Patrícia Roberta, Fátima Xuxa, Faby Mel e Luciene França, que estão aptas a atuar como agentes multiplicadores no combate à violência contra a mulher. Esses salões passam a integrar uma rede estratégica, com acesso direto à Secretaria da Mulher e à Associação Xegamiga, para identificar, acolher e encaminhar denúncias de casos de violência.
O projeto foi apresentado ao prefeito Joselito Gomes no Paço Municipal, em um encontro que reuniu a secretária da Mulher, Ester Gomes, a secretária executiva Gleizy Gueiros, a fundadora do Instituto Xegamiga, Daniela Mello, e a diretora executiva da organização, Tereza Valença, além das profissionais do setor de beleza. Além da entrega oficial do Selo Xegamiga a secretária municipal.
Com a formação, os salões se tornam pontos de apoio fundamentais para disseminar informações e articular ações rápidas e eficazes no enfrentamento a crimes de gênero. A ação reforça o compromisso de Gravatá em criar uma rede de proteção e conscientização para combater a violência contra as mulheres.
Daniela Mello, fundadora do Instituto Xegamiga, explicou que: “O Selo foi lançado nesse período tão simbólico dos 21 dias de combate ao ativismo pelo fim da violência. Como a Secretaria Municipal de Gravatá já vem recebendo o Xegamiga e desenvolvendo várias ações afirmativas no propósito do enfrentamento, nós achamos por bem entregar a Secretaria Municipal da Mulher e a Prefeitura de Gravatá o Selo de Responsabilidade que está sendo lançado pelo instituto. A Secretária da Mulher por essa incansável atuação no enfrentamento, promovendo políticas não somente de consciências, de empreendedorismo feminino e de fortalecimento de vínculos através do projeto Elos. Então, não poderia ser diferente se não eleger no município de Gravatá na pessoa da secretária Ester para receber esse selo comemorativo”.
A secretária da Mulher, Ester Gomes, explicou que: “A ideia é ter essas mulheres empreendedoras se juntarem nessa grande rede formada para esse enfrentamento a violência porque são espaços onde são frequentados por mulheres onde infelizmente ainda carregam consigo questões de violência doméstica e familiar. Então, a ideia é que possamos alcançar esses grupos e disseminar ao máximo a orientação. Ficamos felizes em mais um passo dado dessa iniciativa e desta proposta dos 21 dias de ativismo e a Prefeitura de Gravatá se destacando”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, destacou que: “O Programa Mulher que cuida vem sendo realizado em nosso município e tem como objetivo o enfrentamento da violência contra a mulher. Sabemos que esse trabalho acontece em rede porque a violência contra a mulher persiste e não podemos ficar indiferentes. Através de vários caminhos e várias mãos, como por exemplo, o segmento de salão de beleza que está de mãos dadas para que esse programa seja fortalecido e ampliado. Parabenizo a Secretaria da Mulher do nosso Município e parabenizo o Instituto Xegamiga e demais segmentos que estão envolvidos”.
Em seguida, as representantes do Instituto Xegamiga conferiram ao Caldinho da Serra na pessoa de sua proprietária Renata Santana, o Selo de Responsabilidade Social, que tem por objetivo constituir uma Rede Solidária, no enfrentamento à violência contra a Mulher e na promoção de boas práticas na inclusão produtiva de gênero. À empresa, inaugurada em 2022 no município de Gravatá tem exclusivamente mulheres contratadas e conta com iguarias regionais no seu cardápio.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM) e Secretaria da Mulher