Intuito deste encontro é ter o apoio dos representantes de instituições católicas, evangélicas, kardecistas e de matriz africana para o enfrentamento da violência contra a mulher
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, realiza mais uma iniciativa que é a de lançar a Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher – que é um movimento internacional e que tem como objetivo conclamar a participação de homens para o enfrentamento do cometimento da violência contra a mulher.
Com a frase “Mais que um novo olhar, queremos despertar atitudes”, na noite desta segunda-feira (29), o diálogo foi promovido para reunir representantes de instituições católicas, evangélicas, kardecistas e de matriz africana para buscar apoio ao enfrentamento da violência contra a mulher.
A mesa foi formada pelo prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a secretária da Mulher, Ester Gomes e o reverendo Sérgio Andrade, da Igreja Anglicana da Santíssima Trindade, que foi o palestrante da noite.
Vale destacar que a campanha surgiu a partir de um triste episódio no Canadá quando um homem entrou em uma faculdade e mandou que todos os homens do recinto saíssem, deixando apenas as mulheres, vindo a assassiná-las e suicidar-se depois. Ele não suportava a ideia de mulheres fazendo curso de engenharia. A campanha chegou ao Brasil em 2001.
O reverendo Sérgio Andrade, foi o palestrante desta noite e destaca a importância desse ato: “A importância da Campanha do Laço Branco extrapola e muito o dia 06 de dezembro, na verdade o dia 06 de dezembro é o símbolo, é o marco da proposta que deve ser incorporada, encarnada por nós homens, um compromisso a assumir para que nós possamos de fato trabalhar pela erradicação da violência contra as mulheres. É necessário que assumamos um compromisso permanente e constante, estejamos trabalhando para que justiça e paz se façam presentes entre nós”.
Ester Gomes, secretária da Mulher, explica que: “Desse modo, essa noite foi reservada para esse diálogo com as lideranças religiosas, a gestão pública faz esse chamamento no intuito, para que de fato, nós possamos estar buscando fazer esse enfrentamento de maneira ampla e inclusive dentro dos espaços religiosos. Então, dessa forma, nós estamos muito felizes porque a Campanha do Laço Branco busca de fato esse enfrentamento, é preciso chamar os homens para que nós possamos nos unir e nos fortalecer cada vez mais, e estar propagando o enfrentamento da violência contra a mulher”.
O prefeito Joselito Gomes, comenta sobre o diálogo para o enfrentamento da violência contra a mulher: “Hoje estamos tendo um encontro com vários segmentos religiosos do nosso município e a Campanha Laço Branco vem chamar nossa atenção para que nós, homens, estejamos contribuindo para que tenhamos uma convivência pacífica em casa, no trabalho, na comunidade como um todo de modo que cada segmento religioso deve contribuir para que isso se torne uma realidade. Então, a Secretaria da Mulher, através da secretária Ester Gomes e toda sua equipe que vem realizando um trabalho mesmo de compromisso com as pessoas tendo como foco a situação da mulher em nosso município, e provoca este encontro com esse objetivo. Estejamos então, colaborando para que mais e mais possa diminuir e, principalmente, acabar situações de violência, de medo muito especial a violência em relação a mulher que, infelizmente os números apontam um crescimento. Assim vamos continuar o nosso trabalho porque nosso compromisso é com as pessoas”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)