Secretaria da Mulher promove roda de diálogo inter-religioso no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Tags: , , , ,
Publicado em 22 de janeiro de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

O evento reuniu lideranças do município com o objetivo de promover a compreensão mútua, o respeito e a cooperação entre diferentes tradições religiosas

 

Na noite da terça-feira (21), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher através da diretoria de Diversidade e Cidadania, realizou uma roda de diálogo inter-religioso no auditório da Secretaria de Educação, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O evento reuniu lideranças religiosas do município com o objetivo de promover a compreensão mútua, o respeito e a cooperação entre diferentes tradições religiosas.

 

A mesa foi composta pela secretária da Mulher, Ester Gomes; pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial, Pai Paulo; pelo pastor Jades Cunha, que também foi o palestrante da noite; e pelo prefeito Joselito Gomes. A atividade buscou discutir os desafios e as experiências relacionados à intolerância religiosa, além de propor ações que possam contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e harmonioso.

 

Durante o encontro, o pastor Jades Cunha enfatizou em sua palestra o tema: Os desafios para o estabelecimento de uma cultura de paz inter religiosa. 

 

Pai Paulo, vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, falou sobre essa iniciativa: “É extremamente importante a iniciativa da prefeitura, a exemplo formação do Conselho de Igualdade Racial, de instituir o Dia da Consciência Negra no calendário de eventos do município, trazer mais para a discussão de políticas públicas os povos de terreiros. Então de fato a gestão está de parabéns em relação a isso. Entender essa questão para que a gente possa discutir propostas que promovam o caminho e uma cultura de paz, na verdade. Onde as variadas crenças que existem em Gravatá  possam conviver de forma harmônica porque todos nós somos cidadãos gravataenses sejam de candomblés, cristãos, católicos, evangélicos, juremeiros e o que a gente quer é uma cidade melhor para todos. Então, o dia de hoje é gratificante, importante e necessário”. 

 

Ester Gomes, secretária da Mulher, destaca o compromisso da gestão municipal ao combate ao preconceito e a discriminação religiosa: “A riqueza do  que foi este momento, onde tivemos em torno de uma causa importantíssima representações dos mais diversos segmentos de religiões como padres, pastores, líderes das religiões de matrizes africanos, pais de santos, mães de santos, todos e todas em torno de uma causa compreendendo a importância de diminirmos da sociedade esse mal que tanto assola que é de fato a intolerância religiosa. Esse diálogo inter-religioso é valoroso e ficamos felizes. Esse é o primeiro de muitos outros que virão e agradecemos pela participação do COMPIR e de todas as pessoas que se juntaram a nós na noite de hoje”. 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve presente nesse momento importante e destacou o quanto esse momento é necessário para vencer a intolerância religiosa: “A Secretária da Mulher promovendo essa roda de diálogo sobre o tema e sobre possíveis caminhos para construção de uma cultura de paz. Precisamos ir uns ao encontro dos outros, nos conhecendo mais, nos respeitando, tendo a capacidade de ouvir, de dialogar, de somar as religiões. É esse esforço que diariamente que precisamos fazer, mas foi um momento muito rico e muito importante. Vamos seguir trilhando esse caminho porque o compromisso que temos é com as pessoas”. 

 

 

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM) 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS