Em atendimento ao pedido de produtores dos Assentamentos Perseverança e Várzea Grande, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, foi até o IPA para ajudar no combate às pragas
A Secretaria Agricultura e Desenvolvimento Rural de Gravatá foi procurada por agricultores dos Assentamentos Perseverança e Várzea Grande para que a gestão municipal ajudasse no controle de pragas nas plantações de goiabas destas localidades.
Após este contato, uma comitiva da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Gravatá esteve no Laboratório do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, no Recife, na manhã da quarta (20), para levar amostras de goiabas que estão acometidas por prováveis doenças fúngicas e que resultaram em perdas expressivas na região.
O grupo solicitou também a visita dos pesquisadores nas plantações de goiaba em Gravatá, para orientar os agricultores no manejo e combate ao fungo.
Estiveram presentes nesta ida ao IPA Josenildo Gomes, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o executivo da pasta, Renné Gonçalves, Cleverland Campos, coordenador e Bruno José, Gestor de Núcleo da secretaria.
Henrique Castelletti, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA, “recebemos a comitiva de Gravatá com três demandas da parte agrícola e uma delas é uma questão que pode ser de fungo, que está afetando a goiaba em duas localidades. A gente vai trabalhar junto com os pesquisadores do IPA para tentar resolver a situação”.
Josenildo Gomes explicou que “a perda das plantações de goiaba está muito grande na região de Gravatá e estamos aqui para resolvermos esse problema na cultura da fruta. A gestão municipal não poderia ficar inerte a esta situação e colaboramos com o produtor rural em soluções para que os produtos mantenham a qualidade de forma permanente”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Gravatá