Secretaria de Educação de Gravatá realiza dia de palestra em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Tags: , , , ,
Publicado em 09 de abril de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Abril Azul é um mês que chama a atenção por uma sociedade mais consciente, inclusiva e menos preconceituosa

 

 

 

Mais de 500 professores da Rede Municipal de Ensino de Gravatá participaram de um dia inteiro de palestras, na terça (08), ministradas pelo professor Nilton Pereira da Cunha, que falou com a plateia sobre “O Autismo e a Interação Social – como desenvolver uma criança saudável na Era Digital”, no auditório da ETE Professor José Luiz de Mendonça.

 

 

Para Juliane Gláucia, professora na CMEI Cizele Vanessa Ferreira da Silva Siqueira, “essas palestras são muito importantes para o nosso conhecimento, porque hoje em dia a gente vê que a demanda aumenta a cada dia. Então, tudo é muito válido para a gente, como professor, a gente se capacitar e dar o nosso melhor para os nossos alunos”.

 

 

Maria Lira é professora da Escola Edgar Nunes Batista e também aprovou a iniciativa da prefeitura. “Uma palestra que tem muita ver com a nossa sala de aula, pois inclusão é tudo para a gente e precisamos nos capacitar para que a gente possa ter um desenvolvimento melhor dentro de sala. Acho que é louvável esse tipo de iniciativa da prefeitura. É de muito proveito”.

 

 

Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva da Secretaria da Educação de Gravatá, explicou que “nós tivemos que dividir o público porque é um grande número de professores que nós temos na rede. Então, são mais de 500 profissionais, estamos no Mês de Conscientização do Autismo, que é o Abril Azul e nós tivemos dia 02 o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nós buscamos trazer algumas palestras, algumas formações em alusão a essa data. E a palestra do professor Nilton é para abrir os olhos da sociedade, em modo geral, para o impacto que tem ao uso de telas de forma desequilibrada na vida das crianças, desde muito pequenas, para a gente ter esse cuidado, ligar esse alerta, porque o uso dessas telas, segundo o professor, vai impactar no desenvolvimento dessas crianças, no desenvolvimento da interação social, da comunicação e da forma cognitiva também”.

 

 

O evento prestou uma homenagem a Maria das Dores, do Serc, uma das grandes ativistas na causa da Pessoa Com Deficiência (PCD), que faleceu semana passada.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS